Operação de segurança envolverá forças estaduais e federais para garantir tranquilidade no pleito
As eleições municipais do Rio Grande do Norte, que ocorrerão neste domingo (6), contarão com um forte esquema de segurança. Mais de 12 mil agentes, incluindo forças estaduais e tropas federais, estarão em campo para garantir a segurança de eleitores e a ordem durante o processo eleitoral. A operação foi detalhada durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed) na manhã desta sexta-feira (4).
De acordo com o Coronel Araújo, secretário de segurança do estado, além das polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros, a operação contará com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Representantes dessas instituições estarão em prontidão na sede da Sesed para monitorar ocorrências e prestar suporte em caso de necessidade.
O comando de controle estadual foi montado para processar e encaminhar de forma rápida as ocorrências relacionadas ao pleito. Esse monitoramento também será integrado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando respostas ágeis em casos de irregularidades.
Outro ponto importante abordado na coletiva foi a ausência de uma portaria que regulamente a “Lei Seca” durante o período eleitoral. Coronel Araújo explicou que, seguindo uma recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE), a restrição ao consumo e venda de bebidas alcoólicas não será implementada neste pleito, uma medida que havia sido utilizada em eleições anteriores.
Ainda durante a coletiva, a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia, destacou que a corporação mobilizará 590 policiais, dos quais 440 serão deslocados para o interior do estado e 150 para a Grande Natal. Além disso, cidades como Jardim de Piranha, São Gonçalo do Amarante e João Dias receberão um reforço adicional das tropas federais.
Foto: Vivi Nobre/Assecom/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.