Natal realiza o segundo turno das eleições com 575 mil eleitores aptos a votar

Natal realiza o segundo turno das eleições com 575 mil eleitores aptos a votar

Eleitores de Natal poderão escolher o prefeito neste domingo, dia 27, das 8h às 17h, com medidas de segurança e suporte do aplicativo e-Título

Neste domingo (27.out.2024), Natal terá 575.629 eleitores aptos a votar no segundo turno para prefeito. Mesmo aqueles que não compareceram ao primeiro turno, realizado em 15 de outubro, podem participar normalmente, das 8h às 17h. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a cidade conta com 1.475 seções eleitorais distribuídas em 215 locais de votação.

Para se identificar nas seções, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, ou carteira nacional de habilitação. Alternativamente, o aplicativo e-Título também é válido, desde que o eleitor já tenha realizado o cadastro biométrico e tenha sua foto registrada no app. Não são aceitas certidões de nascimento e casamento como documento de identidade.

Regras na cabine de votação

É permitida a manifestação individual e silenciosa por meio de bandeiras, adesivos, ou roupas com o número e cor do candidato escolhido. Porém, o uso de celulares é proibido na cabine de votação, mesmo que desligados.

Comparativo com o primeiro turno

No primeiro turno, realizado em Natal, 430.453 eleitores votaram, dos quais 90,20% escolheram um candidato, enquanto 6,38% votaram nulo e 3,42% optaram por votar em branco. As abstenções totalizaram 145.176. Com o voto obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, idosos acima de 70 e analfabetos, a participação pode mudar no segundo turno.

Horários

As seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Os eleitores podem verificar seu local de votação atualizado pelo e-Título ou pelo site do TRE-RN.

“Colinha” eleitoral

Para facilitar o processo de votação, a Justiça Eleitoral permite que eleitores levem uma “colinha” em papel, com o número dos candidatos escolhidos. Essa prática é incentivada para evitar esquecimento e agilizar o tempo de cada votação. Contudo, é importante que a anotação seja física, já que o uso de celulares na cabine é restrito.

Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo