Natal realiza o segundo turno das eleições com 575 mil eleitores aptos a votar

Natal realiza o segundo turno das eleições com 575 mil eleitores aptos a votar

Eleitores de Natal poderão escolher o prefeito neste domingo, dia 27, das 8h às 17h, com medidas de segurança e suporte do aplicativo e-Título

Neste domingo (27.out.2024), Natal terá 575.629 eleitores aptos a votar no segundo turno para prefeito. Mesmo aqueles que não compareceram ao primeiro turno, realizado em 15 de outubro, podem participar normalmente, das 8h às 17h. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a cidade conta com 1.475 seções eleitorais distribuídas em 215 locais de votação.

Para se identificar nas seções, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, ou carteira nacional de habilitação. Alternativamente, o aplicativo e-Título também é válido, desde que o eleitor já tenha realizado o cadastro biométrico e tenha sua foto registrada no app. Não são aceitas certidões de nascimento e casamento como documento de identidade.

Regras na cabine de votação

É permitida a manifestação individual e silenciosa por meio de bandeiras, adesivos, ou roupas com o número e cor do candidato escolhido. Porém, o uso de celulares é proibido na cabine de votação, mesmo que desligados.

Comparativo com o primeiro turno

No primeiro turno, realizado em Natal, 430.453 eleitores votaram, dos quais 90,20% escolheram um candidato, enquanto 6,38% votaram nulo e 3,42% optaram por votar em branco. As abstenções totalizaram 145.176. Com o voto obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, idosos acima de 70 e analfabetos, a participação pode mudar no segundo turno.

Horários

As seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Os eleitores podem verificar seu local de votação atualizado pelo e-Título ou pelo site do TRE-RN.

“Colinha” eleitoral

Para facilitar o processo de votação, a Justiça Eleitoral permite que eleitores levem uma “colinha” em papel, com o número dos candidatos escolhidos. Essa prática é incentivada para evitar esquecimento e agilizar o tempo de cada votação. Contudo, é importante que a anotação seja física, já que o uso de celulares na cabine é restrito.

Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo