Superlotação obriga fechamento de quatro salas de cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel em Natal

Superlotação obriga fechamento de quatro salas de cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel em Natal

Maior hospital do RN enfrenta crise com fechamento de salas cirúrgicas para abrigar pacientes e dois tomógrafos fora de operação

O Hospital Walfredo Gurgel, referência em atendimento de urgência e emergência no Rio Grande do Norte, enfrenta uma crise de superlotação que levou ao fechamento de quatro das seis salas de cirurgia nesta terça-feira (29.out.2024). As salas foram adaptadas para acomodar pacientes internados, deixando apenas duas disponíveis para procedimentos cirúrgicos. A situação já havia ocorrido em agosto, revelando uma tendência preocupante na maior unidade de saúde pública do estado.

Em imagens divulgadas pela imprensa local, é possível ver pacientes sendo atendidos nas salas destinadas às cirurgias, o que limita a capacidade de resposta do hospital a casos graves. Além do problema de superlotação, a unidade também sofre com a falta de equipamentos, tendo dois tomógrafos quebrados, o que impacta ainda mais o atendimento.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que as equipes estão trabalhando para liberar leitos e reduzir a superlotação, já conseguindo a liberação de duas salas cirúrgicas nesta terça-feira (29) após a alta de alguns pacientes. Quanto aos tomógrafos, a Sesap afirmou que uma equipe está trabalhando para consertar um dos aparelhos, que deve ser finalizado ainda hoje. Já o segundo tomógrafo, que depende de uma peça importada, está previsto para retornar ao funcionamento nos próximos dias.

A crise de superlotação no Walfredo Gurgel reflete a sobrecarga da rede pública de saúde do RN e reforça a necessidade de medidas urgentes para garantir a assistência adequada à população.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo