Maior hospital do RN enfrenta crise com fechamento de salas cirúrgicas para abrigar pacientes e dois tomógrafos fora de operação
O Hospital Walfredo Gurgel, referência em atendimento de urgência e emergência no Rio Grande do Norte, enfrenta uma crise de superlotação que levou ao fechamento de quatro das seis salas de cirurgia nesta terça-feira (29.out.2024). As salas foram adaptadas para acomodar pacientes internados, deixando apenas duas disponíveis para procedimentos cirúrgicos. A situação já havia ocorrido em agosto, revelando uma tendência preocupante na maior unidade de saúde pública do estado.
Em imagens divulgadas pela imprensa local, é possível ver pacientes sendo atendidos nas salas destinadas às cirurgias, o que limita a capacidade de resposta do hospital a casos graves. Além do problema de superlotação, a unidade também sofre com a falta de equipamentos, tendo dois tomógrafos quebrados, o que impacta ainda mais o atendimento.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que as equipes estão trabalhando para liberar leitos e reduzir a superlotação, já conseguindo a liberação de duas salas cirúrgicas nesta terça-feira (29) após a alta de alguns pacientes. Quanto aos tomógrafos, a Sesap afirmou que uma equipe está trabalhando para consertar um dos aparelhos, que deve ser finalizado ainda hoje. Já o segundo tomógrafo, que depende de uma peça importada, está previsto para retornar ao funcionamento nos próximos dias.
A crise de superlotação no Walfredo Gurgel reflete a sobrecarga da rede pública de saúde do RN e reforça a necessidade de medidas urgentes para garantir a assistência adequada à população.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.