Prefeito de Parelhas afirma que pacientes infectados em cirurgia de catarata começaram a ser indenizados

Prefeito de Parelhas afirma que pacientes infectados em cirurgia de catarata começaram a ser indenizados

Gestão municipal indeniza famílias afetadas por infecções bacterianas; investigações continuam para identificar os responsáveis

A Prefeitura de Parelhas, localizada a 245 km de Natal, iniciou a indenização das vítimas do mutirão de cirurgias de catarata realizado nos dias 27 e 28 de setembro. As informações foram divulgadas pelo portal g1 RN. Segundo o prefeito Tiago Almeida (PSDB), as primeiras reuniões com as famílias dos 15 pacientes infectados ocorreram na quarta-feira (6.nov.2024), e as conversas sobre as compensações financeiras já estão em andamento. “Já começamos as indenizações. Ontem mesmo tivemos reuniões com as famílias e estamos conversando. E depois vamos cobrar de quem errou”, declarou Almeida.

O mutirão, que visava beneficiar a população com procedimentos oftalmológicos, terminou em um caso grave de infecção por endoftalmite, causada pela bactéria Enterobacter cloacae. A complicação obrigou 10 pacientes a retirarem o globo ocular afetado. De acordo com a Prefeitura, todas as infecções ocorreram no primeiro dia das cirurgias.

Apesar da gravidade do caso, o prefeito Tiago Almeida afirmou que não havia medidas adicionais a serem tomadas pela gestão municipal para prevenir a situação. “Uma coisa é culpa, outra é responsabilidade. O município tem responsabilidade, não culpa. Provavelmente, a empresa, a maternidade… Quem vai dizer é o Ministério Público”, explicou o prefeito.

As cirurgias foram executadas por uma equipe da Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, empresa contratada por R$ 59.524,32 para a realização dos procedimentos. No entanto, o pagamento ainda não foi realizado, pois a Prefeitura aguarda a conclusão das investigações. Apenas R$ 5.000,00 foram pagos à Maternidade Dr. Graciliano Lordão pelo uso do centro cirúrgico.

A Prefeitura de Parelhas destaca que está colaborando com as investigações e cobrará os responsáveis. O caso também está sob análise do Ministério Público, ainda sem definição sobre responsabilizações.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo