Hospital Walfredo Gurgel enfrenta crise com superlotação e falta de materiais básicos

Hospital Walfredo Gurgel enfrenta crise com superlotação e falta de materiais básicos

Maior hospital do Rio Grande do Norte está com pacientes em corredores e sem itens essenciais para atendimentos; sindicato denuncia caos na unidade de saúde

O Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, enfrenta uma grave crise de superlotação e falta de materiais básicos para atendimento. A denúncia partiu do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), que alertou sobre as condições precárias no pronto-socorro da unidade.

Segundo o Sindsaúde, no domingo (10.nov.2024), o hospital iniciou a semana com 101 pacientes internados, sendo 60 alocados em corredores, em uma situação que beira o caos. Um dos corredores, de acordo com relatos, chegou a ter uma fila dupla de macas, enquanto pacientes ocupavam espaços improvisados próximos ao elevador, na área de raio-X e em frente à sala de tomografia.

Já na manhã de segunda-feira (11.nov), a situação se manteve crítica, com 98 pacientes na unidade, dos quais 48 ainda se encontravam no corredor. O sindicato destacou que 27 pessoas estavam na sala de recuperação, além de duas salas de cirurgia bloqueadas, ocupadas por pacientes que necessitavam de cuidados pós-operatórios.

A situação se agrava com a falta de itens fundamentais para o atendimento médico. Há dois dias, segundo a entidade, o hospital operava sem materiais como álcool, medicações e antibióticos. A lista de materiais em falta é extensa e inclui itens cruciais, como água destilada, cloreto de potássio, sondas uretrais, luvas cirúrgicas e cânulas para traqueostomia, comprometendo o cuidado direto aos pacientes.

A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) não se pronunciou sobre o caso.

Foto: Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo