Hospital Walfredo Gurgel enfrenta crise com superlotação e falta de materiais básicos

Hospital Walfredo Gurgel enfrenta crise com superlotação e falta de materiais básicos

Maior hospital do Rio Grande do Norte está com pacientes em corredores e sem itens essenciais para atendimentos; sindicato denuncia caos na unidade de saúde

O Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, enfrenta uma grave crise de superlotação e falta de materiais básicos para atendimento. A denúncia partiu do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), que alertou sobre as condições precárias no pronto-socorro da unidade.

Segundo o Sindsaúde, no domingo (10.nov.2024), o hospital iniciou a semana com 101 pacientes internados, sendo 60 alocados em corredores, em uma situação que beira o caos. Um dos corredores, de acordo com relatos, chegou a ter uma fila dupla de macas, enquanto pacientes ocupavam espaços improvisados próximos ao elevador, na área de raio-X e em frente à sala de tomografia.

Já na manhã de segunda-feira (11.nov), a situação se manteve crítica, com 98 pacientes na unidade, dos quais 48 ainda se encontravam no corredor. O sindicato destacou que 27 pessoas estavam na sala de recuperação, além de duas salas de cirurgia bloqueadas, ocupadas por pacientes que necessitavam de cuidados pós-operatórios.

A situação se agrava com a falta de itens fundamentais para o atendimento médico. Há dois dias, segundo a entidade, o hospital operava sem materiais como álcool, medicações e antibióticos. A lista de materiais em falta é extensa e inclui itens cruciais, como água destilada, cloreto de potássio, sondas uretrais, luvas cirúrgicas e cânulas para traqueostomia, comprometendo o cuidado direto aos pacientes.

A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) não se pronunciou sobre o caso.

Foto: Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo