Embriaguez ao volante representa 21% das ocorrências de crimes de trânsito no RN

Embriaguez ao volante representa 21% das ocorrências de crimes de trânsito no RN

Com mais de 1.300 infrações registradas até agosto, fiscalização reforçada e recusas ao bafômetro impulsionam números alarmante

O Rio Grande do Norte registrou 1.387 crimes de trânsito entre janeiro e agosto de 2024, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no início deste mês. Dentre essas infrações, 259 correspondem a casos de embriaguez ao volante, representando 21% das ocorrências e destacando um grave problema no trânsito do estado.

A alta incidência desses delitos está associada ao incremento das fiscalizações realizadas pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e às análises mais criteriosas de sinais de embriaguez em motoristas que se recusam a realizar o teste do bafômetro. Especialistas destacam que, mesmo sem o teste, os sinais clínicos observados pelos agentes são suficientes para caracterizar a infração, levando à autuação e consequente aumento dos registros.

Os chamados crimes de trânsito englobam diversas infrações graves previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da embriaguez ao volante, destacam-se lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, omissão de socorro, prática de rachas e dirigir sem habilitação, desde que a ação represente perigo. Essas condutas, além de ilegais, colocam em risco a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

As autoridades reforçam a importância de campanhas educativas e da conscientização sobre os perigos de dirigir sob influência de álcool.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer
Pular para o conteúdo