Operação Calábria: PF investiga lavagem de dinheiro em conexão com a máfia italiana e faz apreensão no RN

Operação Calábria: PF investiga lavagem de dinheiro em conexão com a máfia italiana e faz apreensão no RN

Mandados são cumpridos no Ceará e no RN; empresas de fachada facilitavam transferência de recursos ilícitos.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4.dez.2024), a Operação Calábria, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro ligado a uma das maiores organizações criminosas da Itália. A ação, realizada em colaboração com a Guardia di Finanza, cumpriu 19 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

No Ceará, as ações concentraram-se em Fortaleza, Eusébio e Aquiraz. Em Natal, capital potiguar, os alvos incluíram empresas e residências suspeitas de envolvimento. As investigações revelaram um esquema sofisticado de criação e gestão de empresas de fachada, registradas em endereços fictícios e utilizadas para movimentar recursos ilícitos vindos da Europa.

Além da lavagem de dinheiro, o esquema facilitava a obtenção de vistos de investidor e cidadania brasileira para estrangeiros ligados à organização criminosa. A PF também executou medidas judiciais para suspender as atividades dessas empresas e os vistos dos investigados.

A operação foi motivada por alertas da polícia italiana, que identificou movimentações financeiras atípicas entre o Brasil e a Europa. A Polícia Federal continuará investigando as conexões internacionais e possíveis desdobramentos no país.

Foto: PF/Divulgação/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo