Problemas históricos persistem: fechamento de ala reduz leitos e sobrecarrega setores
O Hospital Walfredo Gurgel, principal referência em trauma no Rio Grande do Norte, iniciou 2025 enfrentando superlotação, falta de profissionais e escassez de insumos, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde). O fechamento da ala do segundo andar, que havia sido reaberta após reforma, eliminou 38 leitos na última sexta-feira (4.jan.2025), sobrecarregando outros setores.
O coordenador do Sindsaúde, Carlos Alexandre, atribui a interrupção ao déficit de profissionais de enfermagem. Desde o fechamento, o número de pacientes nos corredores oscila entre 30 e 40. “A sala de recuperação está cheia e duas salas cirúrgicas estão sendo usadas como pós-operatório, algo que não deveria acontecer”, destacou.
Denúncias de falta de insumos e estrutura precária
O Sindsaúde também denunciou a escassez de insumos, como luvas, máscaras e antibióticos. A sala de endoscopia, cujo teto desabou em dezembro de 2024, ainda está em reforma. Uma estrutura provisória foi montada no segundo andar para atender à demanda.
Na última segunda-feira (6.jan), foi relatada a ausência de bebedouros para acompanhantes, problema solucionado apenas após denúncia pública.
Foto: Arquivo/SindSaúde/Ilustração / Marcelo Soares/ASSECOM RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.