Assembleia do RN aprova reajuste de 6,27% para professores da rede estadual

Assembleia do RN aprova reajuste de 6,27% para professores da rede estadual

Reajuste foi sancionado pela governadora Fátima Bezerra e contempla ativos, aposentados e pensionistas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (15.abr.2025), o projeto de lei que concede um reajuste de 6,27% nos vencimentos básicos dos professores e especialistas em educação da rede estadual. A proposta foi enviada pelo Executivo Estadual e teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Horas após a aprovação pelos deputados, a governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a medida. Segundo o governo, o reajuste é referente à atualização do piso nacional do magistério para 2025, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

O reajuste contempla os profissionais da ativa, aposentados e pensionistas, com jornada de 30 horas semanais, e será aplicado de forma escalonada:

  • 5% a partir de abril;
  • 1,27% em junho para os servidores que já recebem acima do piso;
  • 6,27% a partir de abril, com efeito retroativo a janeiro de 2025, para os profissionais que ainda recebem abaixo do piso nacional.

O deputado Francisco do PT, líder do governo na Casa, relatou oralmente o parecer do projeto e destacou o acordo firmado entre o Executivo estadual e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), que resultou na formulação da proposta.

O reajuste foi uma das pautas da greve dos professores da rede estadual, que durou de 25 de fevereiro a 31 de março deste ano. Segundo o Sinte/RN, o movimento paredista resultou em avanços em quatro das cinco reivindicações apresentadas pela categoria.

As demandas atendidas foram:

  • Reajuste do piso salarial;
  • Plano de carreira dos funcionários da educação;
  • Lei do Porte das Escolas;
  • Discussões sobre a situação dos professores temporários.

A única pauta ainda pendente, conforme o sindicato, é relativa à estruturação das escolas de tempo integral.

Sobre a Lei do Porte das Escolas, o governo do RN se comprometeu a enviar o projeto à Assembleia Legislativa até o fim de maio deste ano.

Com a sanção da nova lei, os servidores que recebem abaixo do piso nacional terão seus salários automaticamente equiparados ao valor determinado pelo Ministério da Educação para o exercício de 2025.

Foto: Carmem Félix/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado