Na avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, a alta da inflação que o Brasil sofre não é problema exclusivo do país, mas algo mundial, que afeta a todas as nações. A declaração do ministro foi dada nesta sexta-feira (11.mar.2022). Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve ser responsabilizado pelas altas.
“Vejam, a inflação é mundial, não tem nada a ver ‘ah, o governo Bolsonaro’. Não. O mundo sofreu um choque adverso”, considerou Guedes. Sua fala aconteceu durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, na ocasião em que o Governo lançou o novo programa do governo voltado à produção nacional de fertilizantes.
Ainda na avaliação de Guedes, o Brasil está crescendo menos este ano exatamente por “ter agido antes”. O ministro lembrou que o governo reduziu o déficit fiscal e que o Banco Central subiu os juros para enfrentar a inflação antes de outros países. “A inflação vai subir de novo ano que vem? Não. Vai descer porque agimos primeiro”, considerou. Segundo ele, o governo está controlando a inflação por meio do corte de tributos.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.