Estudo revela impacto significativo na preservação de vidas desde 1974, destacando o papel crucial da imunização global
Um novo estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quarta-feira (24.abr.2024), revela que as vacinas desempenharam um papel crucial na preservação de vidas, salvando pelo menos 154 milhões de pessoas em todo o mundo desde 1974. Esses números impressionantes equivalem a seis vidas salvas por minuto.
O estudo, detalhado na revista médica britânica The Lancet, concentra-se na vacinação contra 14 doenças, abrangendo desde difteria e hepatite B até sarampo e tuberculose, destacando o impacto substancial da imunização na saúde global.
De acordo com os dados apresentados, a vacinação foi responsável por salvar 101 milhões de bebês entre as 154 milhões de vidas estimadas. Essa medida preventiva teve um impacto direto na redução da mortalidade infantil global em 40% e na África em 52%.
A imunização contra o sarampo, por si só, contribuiu para uma redução de 60% na mortalidade infantil em todo o mundo. Além disso, mais de 20 milhões de pessoas atualmente podem andar graças à vacinação contra a poliomielite, destacando o alcance transformador das campanhas de vacinação.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, enfatizou a importância das vacinas como uma das invenções mais poderosas da história, capazes de prevenir doenças anteriormente temidas. No entanto, os dados alarmantes do estudo surgem em um momento de retrocesso na vacinação, impulsionado pela redução dos programas de imunização devido à pandemia de COVID-19.
A OMS observa que 67 milhões de crianças não receberam todas as vacinas necessárias entre 2020 e 2022, contribuindo para um aumento significativo de 84% nos casos globais de sarampo entre 2022 e 2023.
Este estudo é divulgado durante a Semana Mundial da Vacinação 2024, destacando a urgência de promover a conscientização e a adesão à imunização global para preservar vidas e proteger as comunidades vulneráveis.
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.