Prefeito de Natal realizou 11 das 63 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020
Com o término de seu mandato se aproximando, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), cumpriu até agora apenas 11 das 63 promessas de governo feitas durante a campanha eleitoral de 2020, o que representa apenas 17,4% de suas metas. Esse levantamento foi realizado pelo portal g1, em uma análise abrangente nas 26 capitais brasileiras, e divulgado neste sábado (20.jul.2024).
Clique aqui e veja o levantamento completo elaborado pelo g1
Segundo o levantamento, além das 11 promessas integralmente cumpridas, outras 12 foram cumpridas apenas parcialmente, apresentando pendências significativas. No entanto, 40 promessas ainda não saíram do papel, refletindo uma série de desafios e obstáculos enfrentados por Álvaro, que agora tenta eleger Paulinho Freire (União Brasil), candidato que ele já declarou apoio.
Os dados, coletados até 30 de junho, fazem parte de um monitoramento contínuo das promessas de campanha, conduzido por uma equipe de mais de 50 jornalistas do g1 em todo o Brasil desde 2015. Este esforço de acompanhamento permite aos cidadãos uma visão clara e detalhada do progresso das administrações municipais.
Áreas de foco das promessas
Segundo a matéria do g1, as promessas de Álvaro Dias abrangeram diversas áreas cruciais para o desenvolvimento de Natal, incluindo administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e turismo.
A saúde foi a área com o maior número de compromissos, totalizando 11 promessas. Dessas, apenas duas foram cumpridas, enquanto nove ainda estão pendentes. Entre as promessas não realizadas, destacam-se a conclusão do Hospital Municipal de Natal e a construção de um hospital veterinário na cidade.
Na área de educação e cultura, foram feitas 10 promessas, sendo seis delas não cumpridas e quatro realizadas parcialmente. Um exemplo é a obra no Teatro Sandoval Wanderley, que permanece incompleta, assim como a construção de 11 Centros Municipais de Educação.
Metodologia do monitoramento
De acordo com a matéria, o g1 acompanha o cumprimento das promessas de campanha durante os quatro anos de mandato dos políticos, utilizando critérios rigorosos para avaliar o progresso de cada compromisso. As promessas são classificadas em três categorias:
- Não cumpriu ainda: quando o prometido não foi realizado e não está em funcionamento.
- Em parte: quando a promessa foi parcialmente cumprida, mas com pendências.
- Cumpriu: quando a promessa foi totalmente realizada, sem nenhuma pendência.
O g1 afirmou que a metodologia permite uma avaliação precisa e transparente, essencial para manter a população informada sobre o desempenho de seus representantes eleitos. No caso específico de Natal, a avaliação deixa claro que, a poucos meses do fim do mandato, grande parte das promessas de Álvaro Dias ainda não se concretizou, levantando questões sobre a eficácia e a prioridade das políticas implementadas.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.