Disputa interna entre pré-candidaturas leva a intervenção do Diretório Nacional
A convenção eleitoral do PSOL em Natal, que estava prevista para este domingo (21.jul.2024), foi suspensa por decisão do Diretório Nacional do partido. A direção local pretendia oficializar Camila Barbosa como pré-candidata à Prefeitura de Natal, mas a instância nacional decidiu apoiar a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT).
Em nota oficial, o diretório municipal de Natal classificou a suspensão como uma “intervenção antidemocrática”. Segundo o comunicado, “fomos surpreendidos com uma intervenção inédita da Executiva Nacional do PSOL, determinando unilateralmente o cancelamento da Convenção Eleitoral do PSOL Natal a menos de 24h de sua realização”.
A intervenção foi provocada por um recurso do ex-deputado estadual Sandro Pimentel, cujo apoio a Natália Bonavides foi rejeitado pela direção do PSOL Natal. As deliberações municipais haviam aprovado a pré-candidatura de Camila Barbosa com o apoio de 2/3 dos membros.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Camila Barbosa reafirmou seu compromisso com a pré-candidatura, repudiando a intervenção nacional. “Repudiamos qualquer intervenção nacional sobre as instâncias de direção municipal, que têm legitimidade e autonomia de definir sua tática eleitoral em sintonia com o estatuto e o programa do PSOL”, declarou.
Foto: Francisco de Assis/Câmara de Natal/Arquivo/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.