Pacientes aguardam por leitos e cirurgias enquanto hospital enfrenta aumento de atendimentos de trauma e ortopedia
O Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel (HEWG), o maior do Rio Grande do Norte, voltou a registrar superlotação em seus corredores, com 37 pacientes aguardando leitos e cirurgias nesta terça-feira (3.set.2024). A situação reflete a crise no sistema de saúde, agravada pelo aumento de acidentes de moto e pela falta de atendimento regionalizado para traumaortopedia.
Segundo Rosália Fernandes, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), a regionalização ineficaz e a carência de anestesistas em Natal têm contribuído para a sobrecarga do Walfredo Gurgel. A unidade é responsável por um grande número de cirurgias eletivas de ortopedia e urologia, o que intensifica a pressão sobre seus recursos.
Além dos pacientes nos corredores, outros 36 estavam distribuídos em salas de atendimento clínico, politrauma e observação, enquanto cinco ocupavam uma das salas do centro cirúrgico. A falta de leitos tem obrigado muitos a esperar por dias para procedimentos necessários, como é o caso do esposo de Kaline Oliveira, um adestrador de cavalos que aguarda por uma segunda cirurgia após fraturar o joelho em um acidente.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) reconheceu a situação e afirmou que está trabalhando em conjunto com a gestão do hospital para agilizar transferências e cirurgias. A pasta destacou que, desde julho, o Walfredo Gurgel tem registrado um aumento significativo nos atendimentos de ortopedia e vítimas de acidentes de motocicleta, que superaram 900 casos em agosto.
Para tentar mitigar a crise, o governo do estado está investindo R$ 9 milhões na construção de um novo centro cirúrgico e na reforma de dois andares de enfermaria, além do centro de tratamento de queimados. A previsão é que essas melhorias ampliem a capacidade de atendimento do hospital nos próximos meses.
Foto: SindSaúde/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.