Prefeitura de Natal paralisa projeto para avaliação do material utilizado, mas garante que cronograma será mantido
As obras de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, foram temporariamente suspensas nesta terça-feira (3.set.2024), apenas quatro dias após o início. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Natal a pedido da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), responsável pela análise dos sedimentos retirados para o projeto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a pausa, que pode durar até sete dias, é necessária para concluir a avaliação laboratorial do volume e da qualidade dos sedimentos. Essa medida faz parte das condicionantes ambientais estabelecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e é essencial para garantir a segurança e eficácia da obra.
A Prefeitura afirmou que a interrupção não afetará o cronograma do projeto, previsto para durar cerca de três meses. O investimento total na obra é de R$ 73 milhões, com o objetivo de criar um aterro de aproximadamente 4 km entre a Via Costeira e o Morro do Careca, ampliando a faixa de areia da praia.
Durante a manhã, a draga responsável pela remoção de areia da jazida em Mãe Luiza foi vista entre a Praia de Miami e a Via Costeira, mas não realizou atividades em Ponta Negra. A DTA Engenharia, encarregada da execução, confirmou que não houve problemas técnicos e que a paralisação faz parte dos procedimentos normais da obra.
Foto: Matheus Felipe/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.