Quedas de moto se tornam a principal causa de internações em hospital público de Natal
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte, registrou um novo recorde no número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto no mês de agosto. Ao todo, 899 pessoas deram entrada no hospital devido a quedas de motocicleta, superando acidentes vasculares cerebrais (AVC) e quedas da própria altura como principal causa de internações.
Cerca de 70% dos acidentes ocorreram na Grande Natal, sendo 346 deles registrados em vias da capital. O aumento significativo no número de casos nos meses de julho e agosto fez com que as autoridades de trânsito e saúde intensificassem as ações do Programa Vida no Trânsito (PVT), que tem como objetivo reduzir os acidentes através de campanhas educativas e blitze de fiscalização.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (12), representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e outras autoridades apresentaram os dados alarmantes e discutiram medidas emergenciais. “Cada cirurgia ortopédica para tratar acidentados custa em torno de R$ 6 mil. Somando internação, medicamentos e outras despesas, o custo anual chega a R$ 20 milhões”, destacou Leidiane Queiroz, secretária-adjunta da Sesap.
A proposta do PVT é intensificar as fiscalizações, com blitze semanais em diversos pontos da cidade, além de campanhas educativas focadas em motociclistas. A expectativa é que as ações tragam resultados positivos nas próximas semanas, com uma redução nos números de acidentes.
Foto: Marcelo Soares/ASSECOM RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.