Acordo entre Governo do RN e municípios da Grande Natal prevê atendimento de baixa complexidade em nova unidade hospitalar a partir de fevereiro de 2025
Seis municípios da região metropolitana de Natal aprovaram, na última quarta-feira (11.dez.2024), o acordo para a implantação da barreira ortopédica no Hospital Alfredo Mesquita, em Macaíba. A medida, proposta pelo Governo do Rio Grande do Norte, tem como principal objetivo redistribuir a demanda por atendimentos de baixa complexidade e aliviar o Hospital Walfredo Gurgel, referência em urgência e emergência no estado.
Inicialmente, as prefeituras de Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e São José do Mipibu demonstraram resistência à proposta, alegando dificuldades financeiras para custear o serviço. Contudo, uma determinação judicial obrigou os municípios a participar do financiamento do atendimento ortopédico.
A barreira ortopédica, que contará com apoio do Ministério da Saúde, entrará em funcionamento no dia 1º de fevereiro de 2025. Até lá, o governo estadual e os municípios trabalharão na adaptação do Hospital Alfredo Mesquita para atender à nova demanda.
Segundo Lyane Ramalho, secretária estadual de Saúde, a medida faz parte da implementação de um consórcio interfederativo de saúde, que unirá esforços entre Estado e municípios. “Teremos 120 dias para ajustar a estrutura hospitalar, garantindo que essa nova ala atenda adequadamente aos pacientes de baixa complexidade”, explicou a secretária.
Essa redistribuição no atendimento é considerada crucial para melhorar a eficiência do sistema público de saúde. Atualmente, o Walfredo Gurgel sofre com a superlotação causada pelo acúmulo de atendimentos que poderiam ser realizados em outras unidades de menor complexidade.
A expectativa é de que a nova estrutura reduza o tempo de espera por atendimento ortopédico, otimize recursos e melhore a qualidade do serviço prestado à população.
Foto: Divulgação/Sesap-RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.