Milagre de São Pedro? Fátima e Álvaro unidos pelo santo

Álvaro e Fátima Igreja

Tinha que ser São Pedro, o pescador de almas, para unir a governadora Fátima Bezerra (PT) e o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB). Eles estiveram juntos na noite da terça-feira (29), durante a missa de encerramento das comemorações do santo, no bairro do Alecrim, em Natal, celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Presença também do secretário de assistência social de Natal e filho do prefeito Álvaro, Adjuto Dias, e do vereador de Natal Hermes Câmara (PTB). Mas a política não entrou em pauta por lá, somente a devoção ao santo e a celebração de uma das paróquias mais tradicionais de Natal.

Nada é por acaso
O encontro ocorreu justamente quando aumentam os burburinhos a respeito do possível apoio de Álvaro a Fátima nas eleições do próximo ano. Independente do apoio do prefeito a Fátima ou não, Álvaro tem diminuído os ataques a governadora e a gestão estadual, e nas últimas semanas tem se dedicado muito mais a exaltar obras e ações da prefeitura.

Vai apoiar!
Nessa terça-feira (29), em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”, da rádio 98 FM, Álvaro disse que, apesar de divergências recentes com a governadora, ele tem “boa relação” com Fátima e que “não há obstáculo intransponível” para que os dois estejam no mesmo projeto político nas eleições do ano que vem.

Não vai apoiar!
Já ao Blog de Thaísa Galvão após a repercussão da entrevista, Álvaro disse que seu candidato a governador do RN é Rogério Marinho (atual ministro de Bolsonaro), justificando que Marinho tem viabilizado obras no Rio Grande do Norte, como a conclusão da barragem Oiticica.

Talvez apoie!
Um observador da política local afirma que é real a possibilidade do apoio de Álvaro a Fátima, independente Rogério Marinho. Principalmente porque o Ministro disputa, na verdade, o cargo de Senador, inclusive, concorrendo pela mesma chapa com Fábio Faria – eles ainda não definiriam qual dos dois será o candidato. Há uma imensa dificuldade do grupo bolsonarista na definição de um nome para concorrer ao Governo do Estado.

É provável que apoie!
Nessa equação política, é preciso observar, principalmente, a candidatura de Adjuto Dias a deputado estadual. Adjuto concorreu pelo MDB em 2018, mesmo partido em que seu pai, Álvaro, estava filiado, ficando na primeira suplência. Ainda não se sabe se o atual secretário de assistência social de Natal fica no MDB ou muda de legenda. Caso permaneça, vale considerar que o MDB caminha para o apoio a Fátima, através da articulação do deputado federal Walter Alves.

E por que isso deve ser levado em consideração?
O MDB hoje está dividido em relação ao apoio a Fátima na Assembleia Legislativa. O partido tem dois deputados: Nelter Queiroz e Dr. Bernardo. Nelter é considerado “independente” – apesar de ter assinado a CPI da pandemia estadual – e Dr. Bernardo apoia a governadora. A questão é que ambos têm uma significativa estrutura, e é provável que sejam reeleitos sem grandes dificuldades. Já Adjuto está chegando agora, tentando ser eleito. Percorrer o estado carregando a bandeira de Bolsonaro – ou, na melhor das hipóteses, ser associado a ele – vai ser algo complicado, por mais que tenha um número bom de votos em Natal, onde há um público mais conservador e, tecnicamente, mais opositor a Fátima.

Não vai ser milagre
Se o apoio de Álvaro a Fátima se concretizar, não será nenhum milagre de São Pedro. Ao contrário: será muita estratégia política. Já correm as apostas que a vaga a candidato ao senado pelo grupo bolsonarista será de Rogério Marinho. O grupo de Fábio Faria vai viabilizar a eleição do ex-governador Robinson Faria a deputado federal.

Uma chapa “Robinson deputado federal + Fábio Faria senador” é pesada de tal modo que afunda profundamente já na saída. Já Rogério, verdade seja dita, tem obras e ações para mostrar pelo Estado. Isso reforça a dificuldade de um nome ao governo pelo grupo de Bolsonaro no RN, confirmando, portanto, que “não há obstáculo intransponível” para que o prefeito e a governadora possam se aliar no próximo ano.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins fala sobre Álvaro

Thiago Martins tem 28 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuante do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema.

É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Gostou do texto? Siga-me em minhas redes sociais.

Instagram: @thiagolmmartins
Tem alguma pauta interessante pra mandar?
Envie um e-mail para [email protected]

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês