Álvaro e Fátima Igreja

Milagre de São Pedro? Fátima e Álvaro unidos pelo santo

Tinha que ser São Pedro, o pescador de almas, para unir a governadora Fátima Bezerra (PT) e o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB). Eles estiveram juntos na noite da terça-feira (29), durante a missa de encerramento das comemorações do santo, no bairro do Alecrim, em Natal, celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Presença também do secretário de assistência social de Natal e filho do prefeito Álvaro, Adjuto Dias, e do vereador de Natal Hermes Câmara (PTB). Mas a política não entrou em pauta por lá, somente a devoção ao santo e a celebração de uma das paróquias mais tradicionais de Natal.

Nada é por acaso
O encontro ocorreu justamente quando aumentam os burburinhos a respeito do possível apoio de Álvaro a Fátima nas eleições do próximo ano. Independente do apoio do prefeito a Fátima ou não, Álvaro tem diminuído os ataques a governadora e a gestão estadual, e nas últimas semanas tem se dedicado muito mais a exaltar obras e ações da prefeitura.

Vai apoiar!
Nessa terça-feira (29), em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”, da rádio 98 FM, Álvaro disse que, apesar de divergências recentes com a governadora, ele tem “boa relação” com Fátima e que “não há obstáculo intransponível” para que os dois estejam no mesmo projeto político nas eleições do ano que vem.

Não vai apoiar!
Já ao Blog de Thaísa Galvão após a repercussão da entrevista, Álvaro disse que seu candidato a governador do RN é Rogério Marinho (atual ministro de Bolsonaro), justificando que Marinho tem viabilizado obras no Rio Grande do Norte, como a conclusão da barragem Oiticica.

Talvez apoie!
Um observador da política local afirma que é real a possibilidade do apoio de Álvaro a Fátima, independente Rogério Marinho. Principalmente porque o Ministro disputa, na verdade, o cargo de Senador, inclusive, concorrendo pela mesma chapa com Fábio Faria – eles ainda não definiriam qual dos dois será o candidato. Há uma imensa dificuldade do grupo bolsonarista na definição de um nome para concorrer ao Governo do Estado.

É provável que apoie!
Nessa equação política, é preciso observar, principalmente, a candidatura de Adjuto Dias a deputado estadual. Adjuto concorreu pelo MDB em 2018, mesmo partido em que seu pai, Álvaro, estava filiado, ficando na primeira suplência. Ainda não se sabe se o atual secretário de assistência social de Natal fica no MDB ou muda de legenda. Caso permaneça, vale considerar que o MDB caminha para o apoio a Fátima, através da articulação do deputado federal Walter Alves.

E por que isso deve ser levado em consideração?
O MDB hoje está dividido em relação ao apoio a Fátima na Assembleia Legislativa. O partido tem dois deputados: Nelter Queiroz e Dr. Bernardo. Nelter é considerado “independente” – apesar de ter assinado a CPI da pandemia estadual – e Dr. Bernardo apoia a governadora. A questão é que ambos têm uma significativa estrutura, e é provável que sejam reeleitos sem grandes dificuldades. Já Adjuto está chegando agora, tentando ser eleito. Percorrer o estado carregando a bandeira de Bolsonaro – ou, na melhor das hipóteses, ser associado a ele – vai ser algo complicado, por mais que tenha um número bom de votos em Natal, onde há um público mais conservador e, tecnicamente, mais opositor a Fátima.

Não vai ser milagre
Se o apoio de Álvaro a Fátima se concretizar, não será nenhum milagre de São Pedro. Ao contrário: será muita estratégia política. Já correm as apostas que a vaga a candidato ao senado pelo grupo bolsonarista será de Rogério Marinho. O grupo de Fábio Faria vai viabilizar a eleição do ex-governador Robinson Faria a deputado federal.

Uma chapa “Robinson deputado federal + Fábio Faria senador” é pesada de tal modo que afunda profundamente já na saída. Já Rogério, verdade seja dita, tem obras e ações para mostrar pelo Estado. Isso reforça a dificuldade de um nome ao governo pelo grupo de Bolsonaro no RN, confirmando, portanto, que “não há obstáculo intransponível” para que o prefeito e a governadora possam se aliar no próximo ano.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins fala sobre Álvaro

Thiago Martins tem 28 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuante do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema.

É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Gostou do texto? Siga-me em minhas redes sociais.

Instagram: @thiagolmmartins
Tem alguma pauta interessante pra mandar?
Envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.