Operação Espúrio: PF desarticula grupo que fraudava auxílio emergencial no RN

Operação Espúrio

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 8, a Operação Espúrio, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que tem recebido parcelas do Auxílio Emergencial no Rio Grande do Norte de forma fraudulenta. Cerca de 20 policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nos municípios de Mossoró, Tibau e Grossos, todos na região Oeste Potiguar.

Segundo a PF, as investigações da Operação Espúrio tiveram início em fevereiro deste ano, a partir da análise de notícias de fraudes ao Auxílio Emergencial existentes na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE). O sistema centraliza as contestações feitas pelos beneficiários à Caixa Econômica Federal.

Os levamentamentos mostraram que o grupo criminoso realizada o cadastro de terceiros para recebimento do benefício por meio do aplicativo Caixa Tem, e após a concessão do auxílio, os valores eram movimentados para contas controladas pela quadrilha a partir de transfer~encias eletrônicas ou pagamentos de boletos. Até o momento, foi constatado o recebimento indevido de 28 parcelas do Auxílio Emergencial, totalizando prejuízo de mais de R$ 15 mil aos cofres públicos.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado