Bolsonaro afirma que vai ‘seguir a lei’ e permite reajuste de 33% aos professores

Bolsonaro afirma que vai 'seguir a lei' e permite reajuste de 33% aos professores

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que vai “seguir a lei” e permitir o reajuste salarial de 33% aos professores de todo o País pagos por Estados e municípios. A afirmação foi feita na noite desta quinta-feira (26.jan.2022). “Vou seguir a lei. Governadores não querem 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso”, disse o presidente aos apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada.

De acordo com a Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado “valor por aluno” do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação. Considerando a variação da inflação nos últimos dois anos, o reajuste do valor por aluno deve ser de 33% em 2022, o que pode acarretar no reajuste salarial nesta média aos profissionais da educação.

Bolsonaro também se defendeu sobre a aprovação do fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões, sancionado por ele dentro do Orçamento de 2022. Segundo o presidente, o valor não foi vetado para evitar um aumento ainda maior da verba. “O meu veto agora iria repetir um aumento maior do fundão”, declarou Bolsonaro.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal