Tarcísio e Lula de mãos dadas; Zema no contra-ataque, por Thiago Martins

Tarcísio e Lula de mãos dadas; Zema no contra-ataque

Enquanto a foto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) – um dos principais expoentes do bolsonarismo vivo com mandato no executivo, comandando o principal Estado do Brasil – ganhou destaque na última semana, demonstrando o respeito institucional – que deve(ria) existir sempre – entre as duas partes, coube ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) se manter no contra-ataque e lançar mais uma tese conspiratória que alimenta a mente dos polarizados. No caso, a fala de Zema, em uma entrevista, é de que o Governo Federal teria deixado os terroristas acessarem o Palácio do Planalto e quebrarem tudo, para se fazer de vítima. O ‘gestor’ mineiro afirmou não ter certeza, mas disse que esperava que as investigações trouxessem maiores conclusões.

Noves fora

Alucinações à parte, é interessante observar todo o jogo que envolve a declaração de Zema: enquanto Tarcísio está iniciando seu governo, ele (Zema) já está encerrando o seu. Enquanto um tem a possibilidade de adotar um tom mais conciliador, vindo a, quem sabe, se reeleger em 2026, o outro não tem muito a perder. Ao contrário: tem a ganhar. Considera a possibilidade de um Jair Bolsonaro inelegível e alguém herdando seu capital eleitoral. E quem teria sido fiel ao capitão? Aquele que tirou foto com Lula na primeira oportunidade alegando desculpas institucionais, ou o que falou uma possibilidade agradável de se ouvir para o público – e que, como boa teoria da conspiração, pode ganhar força?

Santo de casa…

O que Zema talvez não conte tanto é que o nome do grupo de Bolsonaro para a candidatura em 2026 caso ele esteja inelegível, seja o da sua esposa, Michelle Bolsonaro. A candidatura dela também contribuiria para a reeleição dos filhos de Jair, Flávio (cujo mandato no Senado acaba em 2026) e Eduardo, uma vez que ele teria participação ativa – mesmo não sendo o candidato.

Faz milagre?

Michelle, inclusive, saiu em defesa do senador eleito do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), afirmando que ele será sim candidato à presidência da casa. A família tem em Marinho um grande aliado.

Par ou ímpar

Nunca antes na história deste país vimos personagens principais tão destacados na busca da ‘próxima temporada’ – isto é: a próxima eleição presidencial. Não bastasse a declaração recente do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, de que Lula poderá sim ser candidato a reeleição – a promessa de Lula é que ele não seria candidato – mas a disputa dentro do Palácio desde quatro anos chama muita atenção: Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente; Haddad (PT), ministro da Fazenda; Simone Tebet (MDB), ministra do Planejamento; e Camilo Santana (PT), ministro da Educação. Faltou alguém?

Canetada

Cada um com suas ações. Mas o destaque hoje fica por conta de Camilo Santana. O ex-governador do Ceará, que teria traído o ex-aliado Ciro Gomes (PDT), assinou o reajuste salarial do piso dos professores. A situação causou desconforto, uma vez que a integrantes apontam que a foto divulgada teria que ser de Lula assinando tal ato, uma vez que ele é o presidente.

Retiro o que disse

Na última segunda-feira (16 de janeiro), este jornalista que aqui escreve, elogiou a Confederação Nacional de Municípios (CNM), classificando a entidade como sendo de “altíssimo respeito”. Nada como um dia após o outro e uma noite entre eles. Após o anúncio do novo piso dos professores, no entanto, a CNM divulgou nota orientando os prefeitos a ignorarem o aumento e não pagarem o reajuste. Essa não é uma forma digna de se avançar em relação a coisas importantes.

Meu pedacinho do céu

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, estará juntamente com o vice-prefeito, Toinho Santiago, e equipe da Secretaria de Turismo, em Natal, para lançar o Carnaval de Caicó 2023. Será um café da manhã, no Hotel Barreira Roxa na Via Costeira, a partir das 9 horas da manhã, nesta quinta-feira (19 de janeiro). “Nos anos de 2021 e 2022 não pudemos realizar este que é considerado o maior carnaval do interior do RN. O motivo vocês sabem: a pandemia. Mas vamos recuperar com um carnaval que vai ficar na história”, afirmou o prefeito. A gestão visa anunciar – e convidar – os potiguares para participar da festa no município seridoense.

Quanto ao pano dos confetes…

Segundo fontes do Palácio Felipe Camarão, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que é caicoense, já foi prefeito de Caicó e é da oposição ao grupo político de Dr. Tadeu, não gostou nem um pouco do lançamento do carnaval do município da terra de Santana aqui em Natal. Achou uma afronta não apenas do ponto de vista político, mas pela busca que Natal vem fazendo há anos de estabelecer um carnaval de sucesso. Havendo sucesso na estratégia do carnaval de Caicó e com parte do público indo para o município do Seridó, isso pode ser ruim para a capital.

Xeque-mate

Registro meu imenso agradecimento por estar entre os 10 blogs listados de leitura do amigo Jefferson Sterfeno, do Blog Jefferson Sterfeno, responsável também pelo Podcast do Bispo. Tenho fé de um dia participar do programa. Um grande abraço, meu caro amigo!

Foto Ricardo Stuckert

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar