O aterramento ocorreu nesta terça-feira (14) e foi sugestão de especialistas
A Prefeitura de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, decidiu aterrar o “Buraco Azul”, aquífero que surgiu após obras de saneamento no bairro de Nova Esperança, para evitar a poluição do lençol freático da região. No entanto, a administração municipal não descarta a possibilidade de criar um parque público na área no futuro.
A decisão de fechar o buraco foi tomada após o uso descontrolado por moradores e curiosos, que começaram a usar o local como um balneário – inclusive, fazendo com o que a água mudasse de cor, ficando verde. O aterramento ocorreu nesta terça-feira (14.fev.2023)
A questão foi discutida em uma audiência pública na Câmara Municipal de Parnamirim no dia 13 de fevereiro, onde especialistas em geologia, hidrogeologia e engenharia civil esclareceram dúvidas sobre o assunto. Também foram discutidas questões relacionadas à coloração da água.
Durante a audiência, os especialistas em hidrologia sugeriram que o local poderia ser escavado no futuro para a construção de um lago artificial. Os professores do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) afirmaram que o aterramento garantiria a segurança do lençol freático.
Representantes da prefeitura de Parnamirim acataram as sugestões técnicas e decidiram aterrar o “Buraco Azul”. A decisão foi tomada em conjunto, considerando os posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN, Idema e demais órgãos. De acordo com os órgãos com expertise para a análise da água e do solo, a água apresentou contaminação considerável após mudar de cor de azul para verde e ser analisada em laboratório, o que colocou em risco a integridade do lençol freático.
Além das questões ambientais, a área é um canteiro de obras e o acesso não é permitido, nem o banho na d’água. Apesar dos constantes avisos e do isolamento da área, alguns curiosos ainda insistiam em entrar no local, o que é considerado um risco. O aterramento também garantirá a integridade da Avenida João Paulo II, que fica ao lado do local.
A prefeitura de Parnamirim decidiu aterrar o buraco para evitar problemas maiores, mas, segundo a prefeitura, o planejamento para a implantação de uma área turística continuará normalmente.
Foto: Jaqueilton Gomes/Novo Notícias
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.