Diretor de política monetária do Banco Central é exonerado do cargo

Image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a saída de Bruno Serra Fernandes

O Banco Central (BC) exonerou na sexta-feira (24.mar.2023) o diretor de política monetária, Bruno Serra Fernandes, e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27.mar). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a saída de Fernandes do cargo.

Ainda não foi anunciado o substituto de Fernandes, apesar de o presidente Lula já ter escolhido os indicados para as duas vagas abertas na diretoria da autoridade monetária: Rodolfo Froés, executivo do mercado financeiro, e Rodrigo Monteiro, um funcionário de carreira do BC.

A expectativa é que Froés assuma a posição, já que tem uma longa experiência no mercado financeiro, incluindo passagens pelo Bank of America e pela Ritchie Capital Management, e também compôs o conselho de administração do Banco Fator com o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, que presidia o colegiado.

Por outro lado, Monteiro deve ir para a área de fiscalização, seguindo a tradição de indicar um servidor do próprio BC. É importante mencionar que ele é negro, o que confere caráter de diversidade racial à diretoria da instituição monetária, e sua escolha foi celebrada no banco.

O presidente Lula concordou com as sugestões feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e apresentará os nomes ao Senado Federal, onde devem passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e pelo plenário.

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Com informações da CNN Brasil

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal