CFM proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos

CFM proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11)

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de esteroides anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11.abr.2023) foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo a regulamentação sobre o uso dessas substâncias para tais fins.

A norma também proíbe a prescrição de hormônios “bioidênticos” ou “nano” sem comprovação científica de superioridade clínica, assim como a divulgação e apologia a terapias androgênicas em cursos, eventos e publicidade. As sociedades médicas que assinaram a carta destacaram a preocupação com o aumento de complicações pelo uso indevido de hormônios e a disseminação de informações deturpadas em redes sociais.

A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Foto: Olia Danilevich/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês