Operação da PF combate lavagem de dinheiro do tráfico transnacional de drogas; RN teve dois presos

Image

Valor dos bens apreendidos pode superar R$ 150 milhões

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quarta-feira (12.abr.2023), a Operação Match Point, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que se dedica à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A organização é dividida em duas grandes células, com atuação em várias cidades do país, em especial nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante as investigações, a PF, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, prendeu em flagrante sete suspeitos e apreendeu cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk.

Entre os líderes da organização criminosa, há um cidadão islandês residente no Brasil, que já havia sido investigado pela PF e pela polícia da Islândia. Para realizar a Operação Match Point, a PF contou com a cooperação internacional da Itália, por meio da Interpol, e da Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Representantes da polícia da Islândia acompanharam a deflagração da operação com autorização judicial.

Ao todo, foram cumpridos nesta manhã 49 mandados de busca e apreensão em nove estados (13 em São Paulo, 12 no Rio de Janeiro, 10 em Santa Catarina, 6 em Minas Gerais, 3 na Bahia, 2 no Rio Grande do Norte e 1 na Paraíba, em Pernambuco e em Goiás); e 33 mandados de prisão preventiva em seis estados (11 em São Paulo, 7 em Santa Catarina, 6 no Rio de Janeiro, 5 em Minas Gerais, 3 na Bahia e 1 no Ceará). Além disso, foram sequestrados 57 bens imóveis já individualizados e com matrícula, sendo 17 em Santa Catarina, 26 em São Paulo, 11 na Bahia e 3 no Rio de Janeiro. Também foram bloqueadas contas bancárias de 43 pessoas físicas.

Os crimes investigados incluem lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico, com penas que podem chegar a mais de 40 anos de prisão. De acordo com a PF, o valor dos bens apreendidos pode superar R$ 150 milhões. Cerca de 250 agentes participaram da ação.

Foto: Divulgação/PF

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês