Datafolha aponta que Lula tem 37% de aprovação e 27% de reprovação

Datafolha aponta que Lula tem 37% de aprovação e 27% de reprovação

Comparando os resultados com a pesquisa anterior, houve uma variação mínima dentro da margem de erro

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (16.jun.2023), revelou que, após seis meses de mandato, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manteve uma aprovação estável, com apenas uma variação mínima em relação à sondagem anterior.

De acordo com os dados, 37% dos entrevistados consideraram o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto 27% o avaliaram como ruim ou péssimo. Outros 33% classificaram a gestão como regular, e 3% dos entrevistados não expressaram sua opinião.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 14 de junho, abrangendo 2.010 pessoas em 112 municípios do país, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Comparando os resultados com a pesquisa anterior, realizada nos três primeiros meses de mandato de Lula, houve uma variação mínima dentro da margem de erro.

Na pesquisa anterior, realizada nos dias 29 e 30 de março, Lula registrou uma aprovação de 38% e uma reprovação de 29%, enquanto 30% dos entrevistados consideravam seu governo como regular. Portanto, os resultados atuais indicam uma estabilidade na avaliação do governo Lula após os primeiros seis meses de sua gestão.

A aprovação estável é considerada uma boa notícia para o governo Lula, que enfrenta diversos desafios políticos e econômicos. Analistas políticos avaliam que essa estabilidade pode indicar uma base de apoio sólida para o governo, mesmo diante de um cenário polarizado e de um contexto político complexo.

Comparação com Bolsonaro

Outro dado relevante da pesquisa é a comparação entre os índices de aprovação de Lula e de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), após seis meses de mandato. Ambos apresentaram números semelhantes, com Lula registrando 37% de aprovação e Bolsonaro obtendo 33% de aprovação na época. Em relação à reprovação, Lula alcançou 27%, enquanto Bolsonaro registrou 33%. Os resultados mostram que os dois líderes políticos se encontram empatados dentro da margem de erro.

No entanto, ao comparar os primeiros seis meses de Lula com os primeiros semestres dos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1995 e de Dilma Rousseff (PT) em 2011, os resultados são inferiores. Tanto Cardoso quanto Dilma alcançaram índices de aprovação mais altos durante seus primeiros meses de governo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal