Japonesa é a primeira vítima fatal de doença causada pelo vírus Oz transmitido por carrapatos

Japonesa é a primeira vítima fatal de doença causada pelo vírus Oz transmitido por carrapatos

Embora seja o primeiro caso fatal relatado, autoridades afirmam que a infecção pelo vírus não é necessariamente letal

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão confirmou, neste sábado (24.jun.2023) o primeiro caso mundial de uma doença infecciosa causada pelo vírus Oz. Uma mulher na faixa dos 70 anos, que faleceu no ano passado, foi a vítima. Suspeita-se que carrapatos sejam os transmissores do vírus.

A vítima, residente na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio, morreu de miocardite após apresentar febre e fadiga. Durante a investigação, um carrapato foi encontrado em sua perna, e a autópsia confirmou a infecção pelo vírus Oz.

Embora seja o primeiro caso fatal relatado, as autoridades afirmam que a infecção pelo vírus não é necessariamente letal. Testes de anticorpos revelaram a presença de pessoas infectadas no Japão.

Ainda não está claro como o vírus é transmitido, mas a picada de carrapatos é uma causa provável. O Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas de proteção, como blusas de manga longa e calças compridas, em áreas verdes onde há maior chance de encontrar carrapatos.

O vírus Oz foi descoberto pela primeira vez no Japão em 2018, em uma espécie específica de carrapato duro, encontrada nas regiões de Kanto, que inclui Tóquio, e nas regiões central e oeste do país.

Foto: Erik Karits/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal