Idosa de Parnamirim aguarda cirurgia de vesícula há 6 anos e denuncia substituição em procedimento

Idosa de Parnamirim aguarda cirurgia de vesícula há 6 anos e denuncia substituição em procedimento

A paciente afirmou que seu cartão do SUS foi utilizado indevidamente, resultando na sua exclusão da lista de espera

Uma mulher de 64 anos, que preferiu não se identificar, aguarda há seis anos por uma cirurgia de vesícula na rede pública de Parnamirim. Durante uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (26.jun.2023), ela denunciou que foi informada pela Central de Regulação do município de que já havia realizado o procedimento, mesmo sem tê-lo feito.

As informações foram divulgadas pelo portal G1 RN. Segundo a publicação, a paciente afirmou que seu cartão do SUS foi utilizado indevidamente, resultando na sua exclusão da lista de espera. A Secretaria de Saúde do município foi questionada sobre o problema, mas não respondeu às demandas.

A situação da idosa reflete um cenário preocupante, com 1.668 pacientes aguardando cirurgias eletivas no município, sendo 645 para cirurgias gerais, 565 para cirurgias ginecológicas e 449 para casos diversos. Durante a audiência, outros pacientes também relataram a falta de transparência e problemas enfrentados no processo de espera por cirurgias.

A falta de comunicação, a ausência de previsões e a negligência no atendimento têm gerado angústia e limitações na qualidade de vida dos pacientes.

As denúncias foram direcionadas à Secretaria de Saúde de Parnamirim, porém até o momento não houve resposta por parte do órgão.

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal