RN tem uma das maiores taxas de alunos atrasados no Ensino Médio

RN tem uma das maiores taxas de alunos atrasados no Ensino Médio

Dados alarmantes revelam distorção de idade entre Ensino Fundamental e Médio no estado.

O Rio Grande do Norte enfrenta sérios desafios na área da educação, e novos números apontam para uma situação preocupante no Ensino Médio. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado está entre os cinco com maior número de estudantes “atrasados”, ou seja, fora da faixa etária adequada para o Ensino Médio. Cerca de 33,4%, o que equivale a 48 mil alunos, não conseguirão concluir o ensino médio na idade regular de 17 anos.

Esses dados revelam uma grande disparidade entre o Ensino Fundamental, de responsabilidade dos municípios, e o Ensino Médio, sob gestão estadual. Enquanto 96,9% dos alunos de 6 a 14 anos estão na faixa etária correta para o Ensino Fundamental, apenas 66,6% dos alunos entre 15 e 17 anos estão na idade ideal para o Ensino Médio, representando uma queda significativa de 30 pontos percentuais. O estado possui um total de 146 mil estudantes no ensino médio, dos quais 117.058 estão matriculados na rede estadual, conforme informações do Sistema Integrado de Gestão de Educação (SigEduc) da Secretaria Estadual de Educação (SEEC).

Ainda de acordo com a pesquisa, a pandemia da covid-19 também teve um impacto negativo nessa realidade, com a interrupção das aulas presenciais. Muitos jovens não conseguiram acompanhar o ensino remoto e precisaram trabalhar para ajudar suas famílias, resultando em evasão escolar e reprovação.

A queda acentuada de mais de 30 pontos percentuais entre a quantidade de alunos que estão no Ensino Fundamental e conseguem chegar ao Ensino Médio na idade adequada é a maior diferença entre os estados do Nordeste e a terceira no ranking nacional entre os 27 estados e o Distrito Federal.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo