Mossoró e São Gonçalo do Amarante estão entre as 100 cidades mais violentas do Brasil

Mossoró e São Gonçalo do Amarante estão entre as 100 cidades mais violentas do Brasil

Cidades têm a 13ª e 40ª posição entre as mais violenta do país, enquanto Rio Grande do Norte tem taxa acima da média nacional

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 foi divulgado nesta quinta-feira (20.jul.2023), trazendo uma análise contundente sobre o cenário de violência no Brasil. Com base em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, polícias civis, militares, federal e outras fontes oficiais do setor, o relatório aponta um preocupante panorama. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Mossoró destaca-se como a 13ª mais violenta do país.

Segundo os dados coletados, a cidade de Jequié, na Bahia, lidera o ranking como a mais violenta, apresentando uma taxa alarmante de 88,8 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil habitantes. Já a capital Salvador ocupa a segunda posição, com uma taxa de 66,0.

No âmbito do Rio Grande do Norte, duas cidades figuram entre as 50 mais violentas do país com mais de 100 mil habitantes: Mossoró, que registrou uma taxa de 63,5 mortes por grupo de 100 mil habitantes, e São Gonçalo do Amarante, com taxa de 44,9. Ambas ocupam, respectivamente, as 13ª e 40ª posições no ranking.

Apesar da redução no número absoluto de mortes violentas intencionais, o Rio Grande do Norte ainda enfrenta um cenário preocupante. Em 2022, foram contabilizadas 1.212 mortes violentas intencionais, marcando o terceiro menor número desde o início da série histórica, mas ainda acima dos padrões registrados em 2012.

Em comparação proporcional com os demais estados, a taxa do Rio Grande do Norte (36,7) supera a média nacional (23,4) e encontra-se na 7ª posição entre os estados mais violentos, atrás apenas de Amapá, Bahia, Amazonas, Alagoas, Pernambuco e Pará. Por outro lado, São Paulo apresenta a menor taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, com 8,4, seguido por Santa Catarina (9,1) e Distrito Federal (11,3).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar