Interrupção de energia afeta vários estados do Brasil

Interrupção de energia afeta vários estados do Brasil

Falha na rede nacional causa transtornos e mobiliza autoridades

Na manhã desta terça-feira (15.ago.2023), uma significativa interrupção de energia elétrica atingiu diversos estados brasileiros, causando impactos em várias regiões do país. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou uma nota explicando que a causa da falha foi a abertura da interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Conforme detalhado na nota oficial, cerca de 16 mil megawatts (MW) de carga foram interrompidos nos estados do Norte e Nordeste, afetando igualmente algumas áreas do Sudeste. Diante dessa situação crítica, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ordenou a criação de uma sala de situação para monitorar de perto o processo de recomposição do sistema e investigar a origem do incidente.

As consequências dessa interrupção se fizeram sentir em diferentes partes do país. No estado do Piauí, a empresa Águas de Teresina suspendeu temporariamente o fornecimento de água, visto que os canais de atendimento estão inoperantes devido à falta de energia elétrica. Em Pernambuco, uma situação emergencial envolveu o Corpo de Bombeiros do Recife, que foi chamado para resgatar uma mulher presa em um elevador do prédio da Superintendência do Trabalho por volta das 9h30 da manhã.

Em São Paulo, especificamente na capital, o fornecimento de energia foi interrompido, afetando diretamente o funcionamento do metrô. A concessionária ViaQuatro, responsável pela linha 4 Amarela, emitiu um comunicado esclarecendo que as operações foram impactadas entre 8h30 e 9h25, mencionando que a redução na velocidade dos vagões ocorreu devido a oscilações externas na alimentação elétrica.

O ONS informou que até as 10h45, 30% da carga na Região Norte e 75% da carga na Região Nordeste haviam sido restauradas, enquanto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a energia elétrica havia sido completamente restabelecida, trazendo alívio para os locais afetados. As autoridades continuam trabalhando arduamente para resolver completamente a situação e evitar novos transtornos à população.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês