Pesquisa aponta que governo Lula é aprovado por 42%

Pesquisa aponta que governo Lula é aprovado por 42%

Levantamento da Genial/Quaest revela crescimento na aprovação do governo e detalha variações regionais e socioeconômicas

Uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira (16.ago.2023) trouxe resultados que apontam um aumento na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com os dados, 42% dos entrevistados consideram o governo atual como positivo, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior realizada em junho, que registrava 37% de aprovação.

Ao mesmo tempo, a parcela daqueles que têm uma visão negativa do governo caiu de 27% para 24%, enquanto os que o consideram regular diminuíram de 32% para 29%. A pesquisa também destaca um aumento na aprovação entre os cidadãos do Nordeste, além de fornecer insights sobre a percepção de diferentes grupos de renda.

Os dados revelam variações regionais significativas na avaliação do governo Lula. No Nordeste do país, a aprovação do presidente cresceu de 50% para 56%, demonstrando um fortalecimento de sua base nessa região. Enquanto isso, a avaliação negativa permaneceu estável em 18%, e a avaliação regular diminuiu de 31% para 23%.

No Sudeste, a percepção positiva subiu de 32% para 37%, enquanto a negativa caiu de 30% para 25%, e a avaliação regular teve uma pequena variação de 31% para 32%. No Sul, a aprovação do governo Lula teve um aumento expressivo, passando de 30% para 40%, enquanto a desaprovação diminuiu de 31% para 26%, e a avaliação regular caiu de 35% para 31%.

A pesquisa também analisou as opiniões com base na renda familiar dos entrevistados. Entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, 50% avaliaram o governo Lula de forma positiva, representando um crescimento de 7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Aqueles que consideram o governo negativo diminuíram para 16%, enquanto os que o veem como regular caíram para 28%. Entre os que recebem entre dois e cinco salários mínimos, 38% aprovam o governo, um aumento em relação aos 35% anteriores, e 26% desaprovam, comparados aos 30% anteriores.

Aqueles que veem como regular tiveram uma leve variação, passando de 30% para 31%. Por fim, entre os entrevistados com renda superior a cinco salários mínimos, 34% consideraram o governo positivo, um aumento de 5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, enquanto 36% o veem de forma negativa, uma ligeira diminuição em relação aos 33% anteriores. Os que veem como regular somaram 28%, em comparação aos 33% da pesquisa anterior.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, com a coleta de 2.029 entrevistas presenciais em todo o país com cidadãos brasileiros com 16 anos de idade ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal