141 prefeituras do RN fecham as portas em protesto contra queda no FPM

141 prefeituras do RN fecham as portas em protesto contra queda no FPM

Gestores pedem aumento de 1,5 ponto percentual nos repasses

141 prefeituras do Rio Grande do Norte fecharam as portas nesta quarta-feira (30.ago.2023), em protesto contra a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Apenas os serviços de urgência e emergência em saúde foram mantidos em funcionamento.

O número de municípios que aderiram à paralisação representa 84% das 167 cidades potiguares. A campanha, intitulada “Mobiliza Já: Sem FPM, não dá!”, é um pedido de socorro diante da crise financeira que assola os entes locais.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), pelo menos 65% das prefeituras do RN registraram déficit entre receitas e despesas no primeiro semestre do ano. Além disso, os repasses do FPM em julho e agosto diminuíram 34% e 23%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022.

Os gestores municipais apontam que a queda nos repasses do FPM, que é a principal fonte de receita para os municípios, é resultado da redução da arrecadação de tributos federais. Eles pedem ao governo federal o aumento de 1,5 ponto percentual nos repasses do FPM, passando de 22,5% para 24%.

“É preciso que o governo federal entenda a nossa situação e aumente o FPM. Isso é fundamental para que os municípios possam cumprir com as suas obrigações, como o pagamento dos servidores, o fornecimento de serviços públicos e a manutenção da infraestrutura”, afirmou o prefeito de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos.

Além do aumento do FPM, os prefeitos do RN reivindicam a aprovação de outras medidas, como a imunidade tributária plena para os municípios e o fim da guerra fiscal entre os estados.

Foto: Demis Roussos/Femurn/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal