Prefeito de Natal sanciona lei de isenção do ISS para o transporte público

Prefeito de Natal sanciona lei de isenção do ISS para o transporte público

Medida vale por dois anos e prevê contrapartida do governo estadual

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), sancionou e publicou nesta sexta-feira (1º) a lei municipal de isenção do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) para concessionárias e permissionárias do transporte público do município.

A lei vale por dois anos, de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024. A isenção está condicionada à contrapartida do governo estadual, que deve isentar o ICMS incidente sobre os combustíveis utilizados no transporte coletivo municipal.

A publicação da lei também prevê a disponibilização dos dados da bilhetagem eletrônica para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a garantia das gratuidades previstas por lei e a aplicação da tarifa social.

A Prefeitura de Natal vetou quatro emendas ao texto original da lei, entre elas, a exigência do retorno gradativo da frota de ônibus, a manutenção do serviço gratuito da linha circular no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a obrigatoriedade de compra de 100 novas frotas de ônibus.

A Secretaria Municipal de Tributação estima que a isenção do ISSQN para o transporte público representará uma renúncia fiscal de R$ 14 milhões e 400 mil até dezembro de 2024.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal