Mais de 300 pacientes com doenças mentais estão sem remédios no RN

Mais de 300 pacientes com doenças mentais estão sem remédios no RN

Medicações fornecidas pela Unicat-RN estão em falta

Mais de 300 pacientes com doenças mentais estão sem acesso a dois medicamentos fornecidos pela Central do Cidadão do Alecrim, em Natal, por meio da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat-RN). As medicações em falta são a risperidona de 1 mg e a de 2 mg.

Segundo dados da Unicat-RN, atualmente 183 pacientes estão cadastrados para receber a risperidona 2mg e 130 para a risperidona de 1mg/ml na unidade do Alecrim. Enquanto o estoque da primeira medicação zerou em 11 de agosto, o do segundo ocorreu em 15 de setembro.

Embora os processos de licitação para aquisição de ambas medicações estejam finalizados, a risperidona de 2 mg aguarda a entrega pelo fornecedor e a de 1 mg espera a emissão de nota para empenho por parte da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN).

A Unidade afirmou que a entrega da risperidona de 2 mg pelo fornecedor deve ocorrer nos próximos dias. Em relação a aquisição da de 1 mg, a morosidade, dentre outros aspectos, ocorreu devido aos processos que envolvem a licitação.

A Unicat também explica que, quando há estoque, as medicações são liberadas para três meses. No entanto, como não há estoque da risperidona de 1 mg, os pacientes estão recebendo o medicamento para um mês.

A risperidona é um medicamento antipsicótico indicado para o tratamento de esquizofrenia, transtorno bipolar e outros transtornos mentais. A falta do medicamento pode causar sérios problemas de saúde aos pacientes, como piora dos sintomas e até mesmo risco de vida.

A Sesap/RN não se pronunciou sobre o caso.

Foto: SESAP/ASSECOM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal