Governista e libertário empatados em primeiro lugar
Com mais de 75% dos votos apurados, as eleições presidenciais da Argentina terão segundo turno. O candidato governista, Sergio Massa, tem 35,9% dos votos, seguido pelo libertário Javier Milei, com 30,51%. A terceira colocada, Patricia Bullrich, tem 23,61%.
Pelas regras eleitorais argentinas, para se eleger no primeiro turno o candidato mais bem votado precisa ter 45% dos votos ou mais, ou ter mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, 10 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo melhor candidato.
O resultado parcial surpreendeu muitos analistas, que esperavam uma vitória de Milei no primeiro turno. O libertário, que é um fenômeno nas redes sociais, chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto nos últimos meses.
No entanto, Massa, que é o atual ministro da Economia, conseguiu crescer no final da campanha e conquistar o apoio de parte do eleitorado descontente com o governo.
Conforme os primeiros resultados foram sendo divulgados, o clima de festa do QG de Milei diminuiu. Muitos eleitores passaram a acompanhar a apuração ao vivo nas redes sociais e ficaram preocupados com a possibilidade de um segundo turno.
O segundo turno da eleição presidencial argentina será realizado em 19 de novembro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Com informações do Estadão
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.