Forte dos Reis Magos é restaurado após pichação

Forte dos Reis Magos é restaurado após pichação

Trabalhos foram realizados por apenados e duraram dois meses

Após dois meses de trabalhos, a pintura do Forte dos Reis Magos, em Natal, foi concluída nesta segunda-feira (20.nov.2023). O monumento, um dos principais pontos turísticos da capital potiguar, havia sido pichado no dia 7 de setembro, com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas.

A remoção da pichação e a pintura integral na cor branca foram realizadas por apenados do sistema penitenciário do estado. O trabalho foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à Secretaria Extraordinária da Cultura e a Direção-Geral da Fundação José Augusto (FJA), administradora do Forte.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento para apurar quem foi o responsável pela pichação.

A pichação, que cobriu um dos muros do Forte, trazia as frases “Não ao PL/2903” e “Aqui é terra indígena”. A mensagem era uma manifestação contra o projeto de lei, que estabelece que indígenas só têm direito às terras que já estavam tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica do fim do século 16. Tombado pelo Iphan, o monumento é um dos mais conhecidos da capital potiguar e um dos principais pontos turísticos da região.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal