Igreja Católica autoriza bênçãos a casais do mesmo sexo

Igreja Católica autoriza bênçãos a casais do mesmo sexo

Decisão histórica é vista como avanço para a comunidade LGBTQIA+

A Igreja Católica autorizou, nesta segunda-feira (18.dez.2023), que ministros católicos ordenados abençoem casais do mesmo sexo. A decisão, que foi aprovada pelo Papa Francisco, é histórica e representa um avanço para a comunidade LGBTQIA+.

A benção, porém, difere do casamento e não pode ter qualquer semelhança com a cerimônia matrimonial. O documento que contém a aprovação, denominado “Fiducia supplicans”, foi divulgado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé.

O documento aprofunda o tema das bênçãos, distinguindo entre as bênçãos rituais e litúrgicas e as bênçãos espontâneas, que se assemelham mais a gestos de devoção popular. Nesta segunda categoria, a Igreja contempla a possibilidade de “acolher” também aqueles que não vivem de acordo com as normas da doutrina moral cristã, mas “pedem humildemente para serem abençoados”.

Apesar da “abertura” concedida pela Igreja Católica, o documento salienta que a união entre casais do mesmo sexo continua sendo um ato “irregular”, de acordo com a doutrina da instituição.

A decisão foi recebida com alegria pela comunidade LGBTQIA+, que há anos luta pela igualdade de direitos e reconhecimento. No entanto, também foi criticada por grupos conservadores, que a consideram um retrocesso.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar