Fifa e Conmebol ameaçam suspender CBF por eleições sem aval

Fifa e Conmebol ameaçam suspender CBF por eleições sem aval

Entidades enviaram carta à entidade brasileira e dizem que seleção e clubes ficariam fora de competições internacionais

A Fifa e a Conmebol ameaçaram suspender a CBF caso a entidade realize eleições sem o aval das duas organizações. Em carta enviada ao ex-secretário-geral da CBF, Alcino Reis, as entidades afirmam que estarão no Brasil na semana do dia 8 de janeiro para discutir a situação da entidade.

A carta cita que o interventor da CBF, José Perdiz, “está insistindo em realizar eleições em 30 dias úteis” e solicitou à Justiça a nomeação de uma diretoria interina para a CBF. As entidades lembram que os estatutos delas obrigam as federações nacionais a conduzirem seus assuntos sem interferência externa, isto é, da Justiça.

“Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção mas submeter o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o que pode também incluir uma suspensão”, diz a carta.

A suspensão da CBF teria consequências graves para o futebol brasileiro. A seleção e os clubes ficariam fora de competições internacionais, como a Copa do Mundo e a Copa Libertadores.

O interventor da CBF, José Perdiz, se pronunciou por meio de sua assessoria. “É com satisfação e respeito que recebemos esta nova carta da Fifa. Vejo como um sinal positivo termos a entidade acompanhando o processo eleitoral na CBF”, disse.

“Conforme determinação da Justiça brasileira, confirmada em todas as instâncias, devo convocar as eleições no prazo determinado, dentro da transparência e da lisura exigidas”, afirmou Perdiz.

“É dever conduzir essa etapa transitória observando rigorosamente os marcos legais com independência e imparcialidade, em consonância com o estatuto da própria Entidade e da Fifa, tendo como único objetivo atender à determinação da Justiça brasileira”, completou.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês