Entidades enviaram carta à entidade brasileira e dizem que seleção e clubes ficariam fora de competições internacionais
A Fifa e a Conmebol ameaçaram suspender a CBF caso a entidade realize eleições sem o aval das duas organizações. Em carta enviada ao ex-secretário-geral da CBF, Alcino Reis, as entidades afirmam que estarão no Brasil na semana do dia 8 de janeiro para discutir a situação da entidade.
A carta cita que o interventor da CBF, José Perdiz, “está insistindo em realizar eleições em 30 dias úteis” e solicitou à Justiça a nomeação de uma diretoria interina para a CBF. As entidades lembram que os estatutos delas obrigam as federações nacionais a conduzirem seus assuntos sem interferência externa, isto é, da Justiça.
“Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção mas submeter o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o que pode também incluir uma suspensão”, diz a carta.
A suspensão da CBF teria consequências graves para o futebol brasileiro. A seleção e os clubes ficariam fora de competições internacionais, como a Copa do Mundo e a Copa Libertadores.
O interventor da CBF, José Perdiz, se pronunciou por meio de sua assessoria. “É com satisfação e respeito que recebemos esta nova carta da Fifa. Vejo como um sinal positivo termos a entidade acompanhando o processo eleitoral na CBF”, disse.
“Conforme determinação da Justiça brasileira, confirmada em todas as instâncias, devo convocar as eleições no prazo determinado, dentro da transparência e da lisura exigidas”, afirmou Perdiz.
“É dever conduzir essa etapa transitória observando rigorosamente os marcos legais com independência e imparcialidade, em consonância com o estatuto da própria Entidade e da Fifa, tendo como único objetivo atender à determinação da Justiça brasileira”, completou.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.