Vereadores de Natal aprovam aumento da carga horária de professores e redução de verbas para cultura

Vereadores de Natal aprovam aumento da carga horária de professores e redução de verbas para cultura

Projeto de lei do Executivo foi aprovado por ampla maioria, apesar de protestos

Em sessão plenária realizada na terça-feira (26.dez.2023), os vereadores de Natal aprovaram a Lei Orçamentária Anual de 2024, que prevê um orçamento de R$ 4,8 bilhões para o próximo ano. O projeto de lei, enviado pela Prefeitura, foi aprovado em regime de urgência, apesar de protestos de professores e produtores culturais.

Um dos projetos aprovados em regime de urgência foi o que amplia a carga horária para novos professores de ensino fundamental que ingressarem no município, de 20 horas para 30 horas semanais. A mudança foi aprovada por ampla maioria, com 22 votos favoráveis e 7 contra.

Os professores que já atuam na rede municipal de ensino não serão afetados pela mudança.

O outro projeto aprovado em regime de urgência foi o que reduz pela metade o incentivo à cultura por meio da Lei Djalma Maranhão. Pelo texto aprovado, o setor passará a contar com 1% do orçamento municipal para projetos culturais e eventos. Até então, o percentual era de 2%.

A mudança foi aprovada por 21 votos a 6.

Os produtores culturais que acompanhavam a sessão protestaram contra a redução. Eles alegam que a mudança compromete a cadeia produtiva e projetos culturais da cidade.

Após a votação dos dois projetos em regime de urgência, os vereadores votaram a Lei Orçamentária Anual, além de 1.200 emendas, das quais 850 eram consensuais.

O orçamento aprovado para 2024 é de R$ 4,8 bilhões. Houve um acordo para retirada de emendas da base governista e de oposição para dar celeridade à votação do orçamento e foram aprovadas 857.

Foto: Elpídio Júnior/CMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês