Presidente da Venezuela expulsa equipe da ONU do país

Presidente da Venezuela expulsa equipe da ONU do país

Governo venezuelano alega “revisão dos termos de cooperação técnica” e critica atuação do escritório de direitos humanos da ONU

Em decisão abrupta, o governo da Venezuela ordenou a expulsão de todos os funcionários do gabinete de direitos humanos da ONU do país, concedendo apenas 72 horas para a saída. A medida, anunciada na quinta-feira (15.fev.2024), foi justificada por uma “revisão dos termos de cooperação técnica” entre o governo venezuelano e a organização internacional.

A revisão, segundo o comunicado oficial, terá duração de 30 dias. Durante esse período, todos os funcionários da ONU associados ao escritório de direitos humanos em Caracas deverão deixar o país. A decisão gerou críticas internacionais e preocupações com a situação dos direitos humanos na Venezuela.

Críticas a relator da ONU sobre alimentação motivaram expulsão

A expulsão da equipe da ONU ocorre após duras críticas da televisão estatal venezuelana aos comentários do relator especial da ONU sobre o direito à alimentação, Michael Fakhri, que visitou o país recentemente. Fakhri afirmou que o programa de alimentação do governo não combate as causas estruturais da fome e é passível de influência política.

O governo venezuelano, em seu comunicado, acusou o escritório da ONU de ter uma atitude “colonialista, abusiva e violadora” e de “interferir nos assuntos internos” do país. A medida representa um novo capítulo na complexa relação entre a Venezuela e a ONU, e aumenta o clima de tensão em torno da situação dos direitos humanos no país.

Porta-voz da ONU se pronuncia

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse durante uma entrevista que tomou conhecimento da decisão da Venezuela e que a organização se pronunciará posteriormente sobre o assunto. A comunidade internacional acompanha com atenção os desdobramentos da crise venezuelana e as implicações da expulsão da equipe da ONU para o futuro dos direitos humanos no país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal