Volume dos principais reservatórios do estado está próximo da capacidade máxima, segundo dados atualizados
As chuvas que banharam o Rio Grande do Norte nos últimos meses continuam impactando positivamente os níveis das barragens do estado. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, atingiu 75,82% de sua capacidade total, acumulando mais de 1,799 bilhão de metros cúbicos de água.
Já a Barragem de Umari, terceiro maior reservatório, está a apenas 35 centímetros de sangrar, com 96,39% de sua capacidade total, o que equivale a 282,25 milhões de metros cúbicos de água armazenados.
Armando Ribeiro Gonçalves rumo à sangria
O volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves aumentou consideravelmente em abril, com um acréscimo de cerca de 238 milhões de metros cúbicos. De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), a última vez que a barragem sangrou foi em 2011. Se as chuvas continuarem, a sangria pode acontecer em breve, o que representaria um grande benefício para o abastecimento de água na região do Vale do Açu.
Umari à beira do sangramento
A Barragem de Umari também está em um nível bastante elevado, com a sangria se tornando cada vez mais próxima. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), a última sangria do reservatório ocorreu em 9 de abril de 2023. O aumento no nível da barragem é um importante indicador da boa situação hídrica do estado, o que garante segurança no abastecimento de água para a população e para as atividades agrícolas.
Foto: ASCOM/IGARN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.