Contando com pioneirismo e expertise da Trapview, multinacional eslovena de tecnologia agrícola, a TIM passa a ser a primeira operadora do país a oferecer armadilha para monitoramento digital das lavouras, conectada com NB-IoT
A TIM, líder no agronegócio no Brasil, e a Trapview, multinacional pioneira em soluções para controle de pragas, acabam de anunciar na Agrishow 2024 uma parceria inédita para oferta da primeira armadilha do país conectada com NB-IoT, tecnologia fundamental para equipamentos IoT. A solução consiste no monitoramento digital para previsão de pragas com uso de IA, possibilitando inspeção e acompanhamento em tempo real, com foco em uma operação mais sustentável e eficiente para toda a cadeia agrícola. O acordo entre as líderes de seus setores oferece a tecnologia inovadora, aliada à maior cobertura 4G no campo do Brasil, para um mercado endereçável de mais de 35 milhões de hectares já conectados com NB-IoT na área rural.
A tecnologia da Trapview já auxiliou na produção de 12 milhões de toneladas de alimentos, em todos os continentes, contribuindo com a redução de 31 mil toneladas de emissão de CO2, reduzindo 46 mil horas trabalhadas e 120 milhões de dólares de custo para os produtores agrícolas. “O Brasil é o principal mercado de expansão para Trapview e a parceria com a TIM vai revolucionar a agricultura nacional, com uma solução robusta que faz diferença para o produtor, levando agilidade e assertividade na tomada de decisão”, afirma Paulo Cesar de Oliveira, Diretor Geral da Trapview na América Latina.
Com o acordo, o produtor passa a contar com o monitoramento contínuo e preciso das pragas em diferentes locais da lavoura, com dados em tempo real. A solução também oferece benefícios, como a redução dos custos, a limitação do uso de produtos químicos, a otimização da mão de obra e a rastreabilidade das atividades agrícolas.
Oferecer soluções completas para produtores, além da conectividade, faz parte da estratégia da operadora que criou recentemente o TIM IoT Solutions, posicionamento que reúne portfólio diferenciado de soluções com destaque para o agronegócio. Com o acordo, a TIM – que possui a maior rede de Internet das Coisas do Brasil com mais de 5.100 cidades com a tecnologia NB-IoT- quer alavancar a solução, que conta com a expertise da Trapview, já consolidada em mais de 40 países. A tecnologia NB-IoT se destaca por oferecer ampla cobertura e baixo consumo de energia.
“A parceria entre a TIM e a Trapview reforça nossa estratégia em oferecer soluções completas para o agronegócio por meio do TIM IoT Solutions. Habilitar a transformação digital no campo é nossa prioridade e este é mais um avanço significativo para o setor agrícola, alinhado com as demandas crescentes dos produtores por tecnologias inovadoras e sustentáveis” ressalta Paulo Humberto Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil.
Atualmente, a TIM já cobre 17 milhões de hectares com o 4G, e já oferece soluções de ponta a ponta para mais de 40 empresas do campo. Maior operadora móvel do Brasil e líder em cobertura 4G e 5G, a companhia já beneficia mais de 1,5 milhão de pessoas com o projeto 4G TIM no Campo, em mais de 943 municípios de 15 estados diferentes.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do Índice de Sustentabilidade Empresarial e a do IDIVERSA. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index.
Sobre a Trapview
A Trapview é líder no monitoramento digital de pragas na agricultura. Armadilhas autônomas permitem o acompanhamento eficiente da pressão de pragas, dados e previsões climáticas, entregando ainda previsões da população de pragas adultas e por estágios de desenvolvimento. O processamento avançado de dados de armadilhas baseado em inteligência artificial ajuda os produtores a obter uma compreensão precisa e em tempo real da dinâmica de sua população de pragas em uma área específica. Isto posiciona a Trapview como uma ferramenta chave de apoio à decisão para o planejamento de atividades de campo e para o uso ideal de insumos agrícolas. Mais de 60 espécies diferentes de insetos estão sendo monitoradas em todo o mundo com a ajuda da tecnologia Trapview.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.