Desempenho positivo do comércio varejista do Rio Grande do Norte se mantém, impulsionado por diversos fatores econômicos
Em março deste ano, o comércio varejista do Rio Grande do Norte viu um crescimento de 2,1% em termos reais, em comparação com o mês anterior, marcando o quinto mês consecutivo de resultados positivos. Os dados, provenientes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacam a tendência ascendente do setor.
No terceiro mês do ano, o desempenho do estado potiguar ultrapassou a média nacional, que permaneceu estável em relação a fevereiro. Além disso, o Rio Grande do Norte conquistou a terceira posição entre os estados nordestinos, ficando atrás apenas de Sergipe – com crescimento de 3,7% – e Bahia, que registrou alta de 3,1%.
Ao compararmos com março do ano anterior, as vendas do comércio varejista potiguar apresentaram um crescimento ainda mais expressivo, atingindo 5,9% em termos reais.
Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, atribui o bom desempenho do estado a uma série de fatores. “Entre os pontos que contribuíram, está a queda da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Também registramos o aumento real do salário mínimo e dos benefícios sociais”, explica.
No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o comércio varejista potiguar registrou um aumento de 6,0% nas vendas, em termos reais, em comparação com o mesmo período de 2023. É relevante destacar que este desempenho superou a média nacional (+5,9%) e que, no início do ano passado, o crescimento havia sido bem mais modesto, atingindo apenas 1,4%.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.