Policial reformado é detido pela PRF sob alegação de posse de arma ilegal; filha contesta versão policial
O ex-policial militar reformado do Rio Grande do Norte, Wendel Fagner, conhecido como Wendel Lagartixa, foi detido na noite de sexta-feira (10.mai.2024) na Bahia, durante uma viagem em direção ao Rio Grande do Sul. A prisão ocorreu após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que encontrou uma arma no veículo em que ele estava.
Inicialmente, Wendel Lagartixa utilizou o Instagram para divulgar um vídeo afirmando que seu irmão assumira a responsabilidade pela posse da arma, considerada ilegal. No entanto, continuou o vídeo criticando a atuação dos policiais rodoviários e militares presentes na ocorrência.
Algumas horas mais tarde, a filha de Wendel, Anne Lagartixa, publicou outro vídeo contestando a versão apresentada. De acordo com Anne, mesmo com o irmão de Wendel assumindo a posse da arma, a polícia optou por deter Wendel. “O delegado liberou meu tio e levou meu pai. Não entendemos o motivo”, afirmou Anne, ressaltando que, apesar da confissão do tio, a PRF insistiu que a arma pertencia a Wendel. “Como isso é possível?”, questionou a jovem.
Wendel foi encaminhado para um presídio na Bahia e a audiência de custódia está prevista apenas para segunda-feira (13.mai). “Fazemos um apelo por ajuda para meu pai, seja advogado, desembargador, porque estamos distantes. Tentamos contatar advogados, mas sem sucesso devido ao horário”, acrescentou a filha de Wendel em publicações no Instagram durante a madrugada de sábado (11.mai).
Wendel Lagartixa, seu irmão e mais dois indivíduos estavam a caminho do Rio Grande do Sul, supostamente para auxiliar no resgate de vítimas das enchentes. No vídeo divulgado após a prisão, Wendel alegou que a posse ilegal da arma estava relacionada à situação de violência e estupro no RS, onde, segundo ele, várias pessoas estavam sendo vitimadas.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.