As gravações acontecem em várias cidades do estado
Com o objetivo de preservar e divulgar a memória do folclore e cultura popular do Rio Grande do Norte, realizadores potiguares se uniram para produzir um documentário que apresenta a obra e alguns caminhos percorridos pelo folclorista Deífilo Gurgel, discípulo do pesquisador Luís da Câmara Cascudo. As gravações acontecem em Natal, Mossoró, Canguaretama e São Gonçalo do Amarante.
Intitulado de “Alumbramentos”, o curta-metragem irá contribuir para preencher uma lacuna existente de obras audiovisuais que tenham como tema a cultura e presta uma justa homenagem a um dos grandes folcloristas do Brasil. O documentário conta fatos da cronologia do folclorista Deífilo Gurgel, do qual, o personagem agrega em torno de si inúmeras histórias afluentes dos artistas, familiares e amigos. Será exibido uma entrevista inédita com Deífilo Gurgel, gravada em 2011.
Segundo a cineasta e jornalista Érica Lima, o material produzido servirá como um mecanismo de memória e preservação da cultura do estado. “Esperamos que a produção e difusão do documentário Alumbramentos seja um instrumento de reconhecimento e valorização da nossa cultura. Que este curta seja também um recurso didático utilizado nas instituições de ensino do RN e do Brasil”, ressalta a realizadora. Além da cineasta Érica Lima, os realizadores Fernanda Gurgel e Alexandre Santos também estão na produção e direção do documentário.
A produção tem gravado com alguns grupos folclóricos do RN, como o Boi de Reis Calemba Pitandinho e Pastoril Dona Joaquina, ambos de São Gonçalo do Amarante. Além do Grupo Chegança, localizado em Barra de Cunhaú e o Nau Catarineta de Canguaretama. Em Natal, as gravações serão com o Grupo Araruna, que desde 1940, resgata as danças que o mestre Cornélio Campina da Silva aprendeu com seus avós e bisavós no município serrano de Portalegre/RN.
O documentário está em fase de produção e edição e será divulgado em agosto de 2024. A cineasta Fernanda Gurgel, sobrinha do Deífilo Gurgel, que irá narrar os passos do tio, unindo a biografia, vivência, poesias e arquivos para contar a história do homem responsável pela descoberta de nomes como Chico Antônio e Dona Militana.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.