Realizadores potiguares produzem documentário que resgata histórias do folclore no RN

Realizadores potiguares produzem documentário que resgata histórias do folclore no RN

As gravações acontecem em várias cidades do estado

Com o objetivo de preservar e divulgar a memória do folclore e cultura popular do Rio Grande do Norte, realizadores potiguares se uniram para produzir um documentário que apresenta a obra e alguns caminhos percorridos pelo folclorista Deífilo Gurgel, discípulo do pesquisador Luís da Câmara Cascudo. As gravações acontecem em Natal, Mossoró, Canguaretama e São Gonçalo do Amarante.

Intitulado de “Alumbramentos”, o curta-metragem irá contribuir para preencher uma lacuna existente de obras audiovisuais que tenham como tema a cultura e presta uma justa homenagem a um dos grandes folcloristas do Brasil. O documentário conta fatos da cronologia do folclorista Deífilo Gurgel, do qual, o personagem agrega em torno de si inúmeras histórias afluentes dos artistas, familiares e amigos. Será exibido uma entrevista inédita com Deífilo Gurgel, gravada em 2011.

Segundo a cineasta e jornalista Érica Lima, o material produzido servirá como um mecanismo de memória e preservação da cultura do estado. “Esperamos que a produção e difusão do documentário Alumbramentos seja um instrumento de reconhecimento e valorização da nossa cultura. Que este curta seja também um recurso didático utilizado nas instituições de ensino do RN e do Brasil”, ressalta a realizadora. Além da cineasta Érica Lima, os realizadores Fernanda Gurgel e Alexandre Santos também estão na produção e direção do documentário.

A produção tem gravado com alguns grupos folclóricos do RN, como o Boi de Reis Calemba Pitandinho e Pastoril Dona Joaquina, ambos de São Gonçalo do Amarante. Além do Grupo Chegança, localizado em Barra de Cunhaú e o Nau Catarineta de Canguaretama. Em Natal, as gravações serão com o Grupo Araruna, que desde 1940, resgata as danças que o mestre Cornélio Campina da Silva aprendeu com seus avós e bisavós no município serrano de Portalegre/RN.

O documentário está em fase de produção e edição e será divulgado em agosto de 2024. A cineasta Fernanda Gurgel, sobrinha do Deífilo Gurgel, que irá narrar os passos do tio, unindo a biografia, vivência, poesias e arquivos para contar a história do homem responsável pela descoberta de nomes como Chico Antônio e Dona Militana.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo