Superlotação no Hospital Walfredo Gurgel prejudica atendimento

Superlotação no Hospital Walfredo Gurgel prejudica atendimento

Crise no maior hospital público do Rio Grande do Norte deixa pacientes aguardando em corredores e falta de macas prejudica operações de ambulâncias

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, enfrentou uma grave situação de superlotação na noite desta segunda-feira (24.jun.2024). Pacientes tiveram que esperar atendimento nos corredores da unidade, enquanto a escassez de macas nas ambulâncias manteve pelo menos 14 veículos retidos no estacionamento. O pronto-socorro Clóvis Sarinho, que também funciona na unidade, enfrentou dificuldades semelhantes.

De acordo com o diretor do hospital, Geraldo Neto, a demanda por atendimentos, especialmente em ortopedia, aumenta significativamente em horários de pico, como entre 17h e 19h, devido ao trânsito intenso em Natal. “O Rio Grande do Norte já acompanha esse movimento do Walfredo, porque de fato é a grande referência em trauma no estado. Então, não tem como não esperar grandes movimentos no pronto-socorro, não tem como não esperar grandes movimentos de ambulância circulando e, em certos momentos, travando”, explicou.

A permanência das ambulâncias na unidade prejudicou o atendimento nas ruas. A dona de casa Fernanda Alves relatou que seu marido sofreu um acidente de moto em Nova Parnamirim, na Grande Natal, e esperou mais de 2h30 para ser atendido. “O acidente aconteceu às 15h30. O socorro não chegou no local. Eu cheguei aqui [no hospital] às 18h e o Samu não tinha chegado no local ainda”, lamentou.

O diretor do hospital explicou que os pacientes precisam passar por um período de “preparo” antes das cirurgias, o que contribui para a permanência prolongada na unidade. “Ele precisa passar de 24h a 48h de tempo de preparo. Fazer os exames laboratoriais, risco cirúrgico, o eco, pra gente dar um destino a ele. Que ele pode ser operado aqui ou ele pode ser operado em outros serviços”, detalhou Geraldo Neto.

Foto: SindSaúde-RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo