Superlotação no Hospital Walfredo Gurgel prejudica atendimento

Superlotação no Hospital Walfredo Gurgel prejudica atendimento

Crise no maior hospital público do Rio Grande do Norte deixa pacientes aguardando em corredores e falta de macas prejudica operações de ambulâncias

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, enfrentou uma grave situação de superlotação na noite desta segunda-feira (24.jun.2024). Pacientes tiveram que esperar atendimento nos corredores da unidade, enquanto a escassez de macas nas ambulâncias manteve pelo menos 14 veículos retidos no estacionamento. O pronto-socorro Clóvis Sarinho, que também funciona na unidade, enfrentou dificuldades semelhantes.

De acordo com o diretor do hospital, Geraldo Neto, a demanda por atendimentos, especialmente em ortopedia, aumenta significativamente em horários de pico, como entre 17h e 19h, devido ao trânsito intenso em Natal. “O Rio Grande do Norte já acompanha esse movimento do Walfredo, porque de fato é a grande referência em trauma no estado. Então, não tem como não esperar grandes movimentos no pronto-socorro, não tem como não esperar grandes movimentos de ambulância circulando e, em certos momentos, travando”, explicou.

A permanência das ambulâncias na unidade prejudicou o atendimento nas ruas. A dona de casa Fernanda Alves relatou que seu marido sofreu um acidente de moto em Nova Parnamirim, na Grande Natal, e esperou mais de 2h30 para ser atendido. “O acidente aconteceu às 15h30. O socorro não chegou no local. Eu cheguei aqui [no hospital] às 18h e o Samu não tinha chegado no local ainda”, lamentou.

O diretor do hospital explicou que os pacientes precisam passar por um período de “preparo” antes das cirurgias, o que contribui para a permanência prolongada na unidade. “Ele precisa passar de 24h a 48h de tempo de preparo. Fazer os exames laboratoriais, risco cirúrgico, o eco, pra gente dar um destino a ele. Que ele pode ser operado aqui ou ele pode ser operado em outros serviços”, detalhou Geraldo Neto.

Foto: SindSaúde-RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal