Terremoto atinge Portugal na manhã desta segunda (26)

Terremoto atinge Portugal na manhã desta segunda (26)

Proteção Civil confirma ausência de vítimas e danos expressivos; epicentro foi no Oceano Atlântico, próximo a Sines

Um terremoto de magnitude 5.3 na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira (26) em Portugal, sendo sentido em várias regiões, incluindo as cidades de Lisboa e Porto. O tremor, que ocorreu às 5h11 (hora local), teve seu epicentro localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 60 km a oeste de Sines, a uma profundidade de 10,7 km, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A Proteção Civil informou que, apesar da intensidade do sismo, não há registros de vítimas ou danos materiais significativos. Este foi o tremor mais forte sentido em Portugal desde 1969. O evento gerou três réplicas, de magnitudes 1.2, 1.1 e 0.9, respectivamente.

O governo português, em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, apelou à população para que mantenha a calma e siga as recomendações das autoridades. O presidente da República e o primeiro-ministro em exercício estão acompanhando de perto a situação e devem se reunir em Belém para discutir eventuais medidas.

A Proteção Civil recebeu um grande volume de chamadas telefônicas relatando o tremor desde a região do Alentejo até Coimbra, mas não houve registro de vítimas. Em Sesimbra, uma rua foi isolada para avaliação de possíveis fissuras em edifícios.

Foto: Portuguese_eyes/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo