Sobe para 9 o número de pacientes que perderam o globo ocular após infecção em mutirão de catarata em Parelhas

Sobe para 9 o número de pacientes que perderam o globo ocular após infecção em mutirão de catarata em Parelhas

Secretaria de Saúde do RN aponta falhas na esterilização de equipamentos; investigações continuam

O número de pacientes que perderam o globo ocular após uma infecção bacteriana em um mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte, subiu para nove. A atualização, ocorrida nesta quinta-feira (17.out.2024), foi feita após reunião com os 15 pacientes que apresentaram complicações devido à infecção pela bactéria Enterobacter cloacae.

O mutirão ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro, na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, e atendeu 48 pessoas, das quais 15 desenvolveram endoftalmite, uma grave infecção ocular. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), as investigações apontam falhas nos procedimentos de higienização e esterilização dos instrumentos utilizados nas cirurgias.

A prefeitura de Parelhas também instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades, enquanto a empresa contratada para realizar as cirurgias, Oculare Oftalmologia Avançada, nega irregularidades e afirma que seguiu todos os protocolos de segurança.

As autoridades seguem oferecendo suporte às vítimas e providenciando a aquisição de próteses oculares.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal