Bailarino Álvaro Dantas inicia circulação do espetáculo “O Menino que desaprendeu a dançar” pelo RN

Bailarino Álvaro Dantas inicia circulação do espetáculo “O Menino que desaprendeu a dançar” pelo RN

Projeto vai circular por Caicó, Martins, Natal e Mossoró a partir do dia 12 de novembro.

O artista potiguar Álvaro Dantas dá início nesta segunda-feira (11) ao projeto “Roda Menino – Ações para o menino dançar”. A iniciativa levará o espetáculo “O menino que desaprendeu a dançar” a diversas cidades do Rio Grande do Norte, com apresentações em Caicó, Martins, Natal e Mossoró.

O projeto tem como foco alunos da rede pública de ensino, e, além da exibição do espetáculo, incluirá bate-papos e ações formativas, com a distribuição de publicações impressas para os participantes. O acesso às atividades será totalmente gratuito, proporcionando uma oportunidade de reflexão e aprendizado sobre a infância e adolescência , a expressividade e as questões relacionadas à formação dos meninos na sociedade.

Para o diretor, coreógrafo e intérprete Álvaro Dantas, a circulação deste espetáculo é um marco em sua trajetória como artista. “Estou muito feliz por estar iniciando mais um ciclo na minha carreira, circulando com um trabalho solo meu, que é, de fato, solo, porque tenho uma equipe incrível que está cuidando de tudo, com muito empenho, não apenas no palco, mas também nos bastidores. Muita coisa está acontecendo, então é uma grande conquista nossa realizar essa circulação de O menino que desaprendeu a dançar”, comenta.

“Outro ponto emocionante dessa circulação é que vamos chegar aos interiores do nosso estado, em cidades com as quais já tenho uma relação afetiva, graças a outros trabalhos que realizei lá. Então, é um reencontro também com as pessoas desses lugares. Levar essa temática que traz o ‘Menino’ para mim é muito simbólico e significativo, especialmente porque o interior costuma estar associado a estereótipos de masculinidade, como o ‘homem bruto’, o ‘cabra macho’ e todos esses rótulos impostos como uma obrigação para o ser. Levar essa discussão para lá e também realizar uma ação nas escolas é algo muito importante. Vamos fazer apresentações para o público em geral, mas também teremos uma programação especial para as escolas públicas desses interiores. Após as apresentações, teremos um bate-papo que considero extremamente interessante e significativo. Para mim, é incrível poder levar esse trabalho para os interiores do nosso estado”, completa Álvaro.

O espetáculo “O menino que desaprendeu a dançar” tem como mote central a masculinidade na infância e adolescência, gira em torno do que é imposto aos meninos, que comportamentos eles são condicionados a ter e até onde a sua natureza é afetada a partir disso. A obra também busca muitas referências do mundo pop nas décadas de 90/2000 período em que o artista viveu. O trabalho teve pré-estreia online em 2020 através de recursos da Lei Aldir Blanc.

A circulação começa em Caicó no dia 12 de novembro, às 15h, com uma apresentação do espetáculo para as escolas no Centro Cultural Adjuto Dias. Às 20h, haverá uma apresentação para o público em geral, também no Centro Cultural Adjuto Dias.

No dia 14 de novembro, o projeto chega à cidade de Martins, onde realiza, às 15h, a apresentação para as escolas na Casa de Cultura de Martins e, em seguida, apresenta para o público em geral no mesmo local. Nas semanas seguintes, o projeto chega a Mossoró e Natal.

O projeto “Roda Menino – ações para o menino dançar” foi contemplado pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo Rio Grande do Norte, e conta com apoio da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal.

ÁLVARO DANTAS

Álvaro Dantas é bailarino, ator, apresentador e possui experiências em teatro-musical. Desde 2007 acumula vivências artísticas em diversas linguagens das artes cênicas como espetáculos, workshops e oficinas, iniciando assim sua formação profissional. Integrou a Cia. de Dança da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atualmente é bailarino criador e diretor artístico da Companhia Giradança, onde atua há 15 anos.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

Caicó

  • 12/11 – 15h – Apresentação do espetáculo para escolas no Centro Cultural Adjuto Dias
  • 12/11 – 20h – Apresentação do espetáculo para o público em geral no Centro Cultural Adjuto Dias

Martins

  • 14/11 – 15h – Apresentação do espetáculo para escolas na Casa de Cultura de Martins
  • 14/11 – 20h – Apresentação do espetáculo para o público em geral na Casa de Cultura de Martins

Natal

  • 29/11 – 20h – Apresentação do espetáculo para o público em geral no Espaço Cultural Gira Dança

Mossoró

  • 01/12 – 19h – Apresentação do espetáculo para o público em geral no Espaço Cultural Teatro de Quintal
  • 02/12 – 10h – Apresentação do espetáculo para escolas no Espaço Cultural Teatro de Quintal

Ficha técnica “O menino que desaprendeu a dançar”

  • Direção, coreografia e dança: Álvaro Dantas
  • Direção visual: Daniel Torres
  • Direção de movimento: Rozeane Oliveira
  • Interlocução dramatúrgistica: Alexandre Américo
  • Dramaturgia poética: Thiago Medeiros
  • Trilha sonora original: Luiz Gadelha
  • Figurino: Yago
  • Maquiagem: Pedro Azzevedo
  • Iluminação: Vinicius Fortunato
  • Produção: Celso Filho (Listo Produções)
  • Concepção gráfica: Caio Vitoriano
  • Foto e vídeo: Brunno Martins
  • Direção de Fotografia: Brunno Martins
  • Montagem: Brunno Martins e Davi Selton
  • Finalização: Davi Selton (Nobir Produtora)
  • Assessoria de imprensa: Cecilia Oliveira – Comunica Ceci
  • Produção – Caicó: Jonas Linhares
  • Apoio: Giradança
  • Agradecimentos: Casa de Cultura de Martins

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo